Mestrado em Estudos Culturais

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Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
A pedagogia cultural em um canal educativo: currículo cultural nas aulas de Educação Física
Curso Mestrado em Estudos Culturais
Tipo Dissertação
Data 03/04/2025
Área INTERDISCIPLINAR
Orientador(es)
  • Marcelo Victor da Rosa
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Sarah da Silva Corrêa Lima
    Banca
    • Janete Rosa da Fonseca
    • Marcelo Victor da Rosa
    • Solange Izabel Balbino
    Resumo
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      ESCREVIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE CORPOS NEGROS NA DANÇA
      Curso Mestrado em Estudos Culturais
      Tipo Dissertação
      Data 31/03/2025
      Área INTERDISCIPLINAR
      Orientador(es)
      • Marina Brasiliano Salerno
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Marina Nascimento Silva Souza
        Banca
        • Aguinaldo Rodrigues Gomes
        • Alessandra Pio Silva
        • Marina Brasiliano Salerno
        Resumo A presente pesquisa tem como objetivo identificar os agenciamentos de meninas negras na dança. Esta proposta se inicia a partir da investigação sobre as dinâmicas e trânsitos que envolveram minhas vivências como mulher e bailarina negra em uma cultura hegemônica, permeada por reflexões acerca do apagamento das manifestações culturais africanas na cultura brasileira e da constante divulgação e valorização da cultura eurocêntrica que vivenciei durante minha permanência no balé clássico. Chegando nas impressões obtidas a partir do encontro do meu corpo negro de pesquisadora, com os corpos negros das meninas negras, sujeitas compõem as narrativas plurais dessa pesquisa. Por meio da escrevivência, a reflexão aborda os contextos hegemônicos no ensino da dança, buscando nos conceitos de agência e afrocentricidade, história da dança, balé clássico e danças afro-brasileiras, entender os agenciamentos de bailarinas negras (anônimas e consolidadas, como Mercedes Baptista) apesar dos desafios geracionais similares. A metodologia de escrevivência (Evaristo, 2009) alinha-se à promoção de localização, centralidade e agência negra. O estudo de campo envolveu oficinas de danças populares afro-brasileiras (Maracatu Rural, Frevo) para meninas negras (10-13 anos) em Mato Grosso do Sul. Observou-se o exercício da agência das participantes ao optarem pelas danças afro-brasileiras em detrimento do balé, e identificaram-se concepções estigmatizadas sobre a África e preconceitos religiosos relacionados as manifestações culturais africanas. Após as oficinas, a fragilidade na representação africana e protagonismo negro persistiu, indicando a limitação de esforços individuais sem suporte institucional e familiar. Contudo, o engajamento das participantes demonstrou autonomia e busca por tão valiosos saberes culturais ancestrais. Os agenciamentos manifestaram-se na permanência e no envolvimento das meninas, que se sustentou até o final da experiência. Urge que a divulgação desses conteúdos transcenda iniciativas individuais, demandando responsabilização social e implementação de leis. Esta experiência nos proporcionou o pertencimento, sensação envolvida pelo orgulho em reconhecer-se nas expressões culturais negras.
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        Decolonialidades, feminismo negro, artes e resistências nas produções culturais de Conceição Evaristo, Ellén Oléria e Carmen Faustino
        Curso Mestrado em Estudos Culturais
        Tipo Dissertação
        Data 31/03/2025
        Área INTERDISCIPLINAR
        Orientador(es)
        • Marcos Rogerio Heck Dorneles
        Coorientador(es)
          Orientando(s)
          • Letícia Ribeiro Pereira
          Banca
          • Janete Rosa da Fonseca
          • Marcos Rogerio Heck Dorneles
          • Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
          Resumo
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            E AGORA, MARIAS E JOSÉS? A APOSENTADORIA CHEGOU, A ROTINA MUDOU, O CORPO ENVELHECEU, UM NOVO CICLO COMEÇOU: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA DA UFMS
            Curso Mestrado em Estudos Culturais
            Tipo Dissertação
            Data 25/03/2025
            Área INTERDISCIPLINAR
            Orientador(es)
            • Helen Paola Vieira Bueno
            Coorientador(es)
              Orientando(s)
              • GLACIELI BRAGA FERREIRA CAMPOS
              Banca
              • Fernando Faleiros de Oliveira
              • Helen Paola Vieira Bueno
              • Janete Rosa da Fonseca
              Resumo A aposentadoria é uma etapa da vida muito aguardada por grande parte dos trabalhadores, mas para alguns ela é uma fase indesejada. Algumas instituições públicas e também empresas privadas desenvolvem ações, como o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), para auxiliar que servidores e colaboradores realizem uma transição tranquila para esta etapa da vida. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) o PPA foi instituído em 2010 e ocorre anualmente desde então. Servidores que participaram do programa avaliaram de forma positiva esta ação. Esta pesquisa apresenta, por meio do relato de experiência, os PPAs desenvolvidos nos últimos três anos (2022, 2023 e 2024), e busca trazer em discussão os aspectos culturais que influenciam os trabalhadores na tomada de decisão de se aposentar, como a valorização da produtividade no mundo contemporâneo, as relações fluidas e transitórias no contexto do trabalho, os efeitos da produção cultural pela mídia sobre envelhecimento, os preconceitos enfrentados pelas pessoas idosas que podem ser potencializados na interseccionalidade de outros tipos de preconceitos e a formação de uma nova identidade, a de aposentado (a). Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com a literatura acadêmica dos Estudos Culturais acerca da temática da aposentadoria, tendo em vista que este é um assunto ainda pouco explorado neste campo teórico. Diante da pesquisa realizada pôde-se concluir que a cultura exerce importante influência na vida das pessoas, de modo que pode inspirar escolhas e sugerir caminhos e, por este motivo, as ações de preparação para aposentadoria precisam levar em consideração os aspectos culturais envolvidos no processo de se aposentar para que possam obter êxito em seus propósitos.

              Palavras-chave: Programa de Preparação Aposentadoria; Cultura; Estudos Culturais; Trabalho; UFMS.
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              AGORA QUE SÃO ELAS... SÓ QUE NÃO: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DASMULHERES NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
              Curso Mestrado em Estudos Culturais
              Tipo Dissertação
              Data 02/12/2024
              Área INTERDISCIPLINAR
              Orientador(es)
              • Janete Rosa da Fonseca
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Ellen Maria Machado Santos Fernandes
                Banca
                • Geovana Quinalha de Oliveira
                • Helen Paola Vieira Bueno
                • Janete Rosa da Fonseca
                • Richéle Timm dos Passos da Silva
                Resumo Este presente trabalho tem como objetivo investigar como e se marcadores sociais e a cultura local influenciam na participação das mulheres na política e como esta participação (ou não) impacta a vida das diferentes categorias de mulheres, utilizando uma abordagem que interage enfoques feministas e interseccionais dos estudos culturais. Para isto, fora realizado um resgate histórico sobre a representação feminina na política de Mato Grosso do Sul (1977). Foram elencados os marcadores sociais, (raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero) presentes nas mulheres que foram eleitas para a Assembleia Legislativas de Mato Grosso do Sul e as Leis criadas para as mulheres sul-mato-grossenses foram relacionadas. Sob a ótica dos Estudos Culturais, a pesquisa inicia-se a partir, das escrevivências da autora que elenca as motivações para esta escrita aconteça. Para isso, conceitos como a identidade, cultura, interseccionalidade e feminismos são discutidos, conceitos estes que colaboram para analisar fenômenos como a invisibilidade das mulheres na política e as violências sofridas por elas. Seguindo, o texto faz um regaste histórico da separação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apresenta os políticos presentes no movimento separatista e faz uma breve análise de quem foram eles. Posteriormente, as mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul foram analisadas a partir marcadores sociais tais como raça, classe social, orientação sexual e identidade de gênero que as constituem, sendo que das onze mulheres eleitas para ALEMS apenas uma é uma mulher preta, apenas duas não fazem parte das famílias de políticos tradicionais do estado, todas são cisgêneros, todas possuem formação acadêmica em nível superior, apenas de uma deputada não se tem informação sobre sua sexualidade, as demais são heterossexuais. As leis feitas para a mulheres no âmbito estadual são relacionadas, cerca de 34% de todas as leis criadas, desde a fundação do estado, ocorreram entre abril de 2021 a dezembro de 2024. E por fim, este trabalho propõe reflexões sobre mecanismos necessários para que mais mulheres participem da vida pública e política.

                Palavras-chaves: Interseccionalidade; Representação política; Estudos Culturais; Marcadores sociais; Invisibilidade feminina.
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                Uma baiana de olhos verdes: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais em Carmen Miranda e o Brasil da Colonialidade do poder na década de 1930
                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                Tipo Dissertação
                Data 30/09/2024
                Área INTERDISCIPLINAR
                Orientador(es)
                • Fabio da Silva Sousa
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • BRUNA RAQUEL NUNES DE MORAIS
                  Banca
                  • Fabio da Silva Sousa
                  • Marina Brasiliano Salerno
                  • Monique Francielle Castilho Vargas
                  • Rejane Aparecida Rodrigues Candado
                  Resumo Essa dissertação explora a colonialidade na identidade nacional brasileira da década de 1930 promovida pelo governo varguista e articulada por Carmen Miranda - a maior intérprete e representante da identidade nacional do período, que exaltava a nação, o samba e o mulato (a) com suas canções nacionalistas e, em sua figura de mulata/baiana branqueada. A dissertação tem o propósito de debater a colonialidade da década de 1930 em usar os mulatos/negros para compor uma identidade, o estereotipando e sensualizado, mas, não é um trabalho dos Estudos Étnicos Raciais e nem de História e sim um trabalho interdisciplinar dos Estudos Culturais. A dissertação foi construída em uma perspectiva decolonial, debatendo a colonialidade em exaltar a miscigenação/mulato numa apresentação branqueada na figura de Carmen Miranda, que acaba branqueando a nação que se dizia mestiça, mas, era representada pela brancura de Carmen. O problema da pesquisa está em evidenciar e refletir a colonialidade da identidade nacional da década de 1930 no Brasil, que, classificava as raças, exaltava, estereotipava e sensualizava o mulato numa apresentação branqueada, redimensionando a branquitude. A valorização da miscigenação e do mulato na década de 1930 invizibiliza as linhagens originais do mestiço/mulato e se torna um caminho para a branquitude hegemônica. A dissertação divide-se em quatro capítulos: o capítulo um apresenta a vida e carreira de Carmen Miranda e a questão mulata da década de 1930 no Brasil. O capítulo dois discute o que é a colonialidade e como ela está presente na identidade nacional brasileira do período. O capítulo três apresenta o que é a identidade, a cultura e a representação. E o último capítulo analisa a colonialidade nas canções gravadas por Carmen Miranda, através do debate de suas canções. A metodologia da pesquisa é qualitativa, investigando variadas fontes cientificas relacionadas à Carmen Miranda. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma análise de sete canções da artista. Como resultado é concluído que Carmen Miranda tem contribuição na legitimação da identidade nacional brasileira na década de 1930, identidade essa que, atualiza a colonialidade ao exaltar e sensualizar a miscigenação/mulato, ao invisibilizar as raças subalternizadas na mestiçagem, redimensionando a branquitude, e, ao tirar o samba da marginalidade, mas, não seus criadores: os negros.
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                  Abandono Afetivo: a construção de um Paradigma Jurídico
                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                  Tipo Dissertação
                  Data 30/09/2024
                  Área INTERDISCIPLINAR
                  Orientador(es)
                  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero
                    Banca
                    • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                    • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                    • Peterson José de Oliveira
                    • Róbson Pereira da Silva
                    Resumo A presente dissertação tem como objetivo analisar o abandono afetivo, e a construção técnico jurídico no que concerne ao tema, levando em consideração sentimentos de afeto e respeito à dignidade humana, e ao mesmo tempo, refletir sobre as novas formações familiares, o machismo e a masculinidade relacionadas à culturalidade, e pensar em uma legislação que assegure políticas de direito à afetividade, segurança jurídica àqueles abandonados, e o endurecimento legal para quem pratica o ato do abandono afetivo. Assim, metodologicamente se busca meios de fortalecer o direito de Família no que diz respeito às relações familiares, suas novas configurações, e assegurar direitos a todos os envolvidos, determinando direitos e obrigações, com vistas à afetividade das relações. Nesse sentido, ao tratarmos das relações familiares, novas formas de família, e a decorrente relação de afeto, trouxemos um novo debate acerca das responsabilidades dos entes familiares, e a possível elaboração de novas leis que assegurem direitos àqueles afetivamente abandonados.
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                    Do Clube dos Fidalgos ao Cordão Valu: alegria e resistência ocupando as ruas da cidade
                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                    Tipo Dissertação
                    Data 30/09/2024
                    Área INTERDISCIPLINAR
                    Orientador(es)
                    • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Teylor Fuchs Cardoso dos Santos
                      Banca
                      • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                      • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                      • Maria Helena da Silva Andrade
                      Resumo Nos últimos anos, o Carnaval de Rua em Campo Grande, na região da Esplanada Ferroviária, vem se consolidando e atraindo milhares de foliões. O surgimento do Cordão Valu, em 2006, pode ser considerado um dos grandes responsáveis pela transformação desse cenário. O Cordão Valu tornou-se um marco no Carnaval de Rua campo-grandense e, em pouco mais de dez anos após seu surgimento, inúmeros outros blocos e cordões foram criados. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo do Carnaval de Rua em Campo Grande - MS, com foco no Cordão Valu, sua história e trajetórias, as transformações culturais vivenciadas nesse período e sua atuação na ocupação dos espaços públicos da cidade. O caminho metodológico incluiu o levantamento e a análise da bibliografia existente sobre o Carnaval e o Carnaval no Brasil, relacionando essa bibliografia com os conceitos de identidade e nação; a pesquisa documental realizada na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e no Arquivo Público Municipal de Campo Grande; além de entrevistas semiestruturadas com fundadores dos blocos. O trabalho está dividido em três capítulos, que abordam: o surgimento do Carnaval no Brasil, a construção da identidade nacional e o Carnaval brasileiro; a relação entre as cidades e o Carnaval; e, por fim, o processo histórico do Carnaval em Campo Grande, o surgimento do Cordão Valu e sua relação com a ocupação dos espaços públicos e o Direito à Cidade.
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                      Contribuições da música regional na construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul – sendas em canções de Geraldo Roca
                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                      Tipo Dissertação
                      Data 30/09/2024
                      Área INTERDISCIPLINAR
                      Orientador(es)
                        Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                          Banca
                          • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                          • Fabio da Silva Sousa
                          • Fábio Dobashi Furuzato
                          • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                          Resumo
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                            CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL DO MATO GROSSO DO SUL – SENDAS EM CANÇÕES DE GERALDO ROCA
                            Curso Mestrado em Estudos Culturais
                            Tipo Dissertação
                            Data 30/09/2024
                            Área INTERDISCIPLINAR
                            Orientador(es)
                            • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • IAN RARI NOGUEIRA FARIA
                              Banca
                              • Antonio Firmino de Oliveira Neto
                              • Fabio da Silva Sousa
                              • Fábio Dobashi Furuzato
                              • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                              Resumo A presente pesquisa visa à discussão sobre a construção da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul através do regionalismo presente na obra de Geraldo Roca. Nesse sentido, a dissertação é pautada no diálogo entre enfoques dos Estudos Culturais e aspectos de reflexões históricas e filosóficas e discutirá conceitos de identidade, cultura e fronteira, por meio de quatro composições desse artista: “Trem do Pantanal”, “Polka outra vez”, “Uma pra estrada” e “Mochileira”. Desse modo, a partir do levantamento documental e bibliográfico, buscar-se-á o possível entendimento do contexto histórico da criação do estado, dos festivais de Mato Grosso do Sul e das composições musicais de Roca. Afinal, pode-se mencionar que a região é rica em diversidade cultural e histórica — além de encontrar na obra de Geraldo Roca uma expressão vívida de seu regionalismo. Assim sendo, por meio de sua produção artística, o compositor oferece uma visão profundamente enraizada na identidade da região, explorando elementos que vão desde a paisagem natural até as tradições e vivências do povo sul-mato-grossense. Desse modo, por meio das canções de Geraldo Roca, traçou-se um dos objetivos de captar essências do Mato Grosso do Sul, destacando aspectos da cultura local – como o folclore, as paisagens únicas do Pantanal e do cerrado, além das nuances históricas que moldaram a identidade do lugar – contribuindo para a preservação e para a celebração da identidade cultural da região. Assim, essa pesquisa, ao explorar temas como a relação do homem com a natureza, os conflitos sociais e a memória coletiva, busca, por meio da obra de Geraldo Roca, não apenas destacar, mas também contribuir ativamente para a construção e a preservação da identidade histórico-cultural do Mato Grosso do Sul.
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                              NARRATIVAS DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DO TRABALHO EDUCATIVO À PERCEPÇÃO DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES
                              Curso Mestrado em Estudos Culturais
                              Tipo Dissertação
                              Data 27/09/2024
                              Área INTERDISCIPLINAR
                              Orientador(es)
                              • Helen Paola Vieira Bueno
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • MARY JUVENCIO MACEDO
                                Banca
                                • Helen Paola Vieira Bueno
                                • Janete Rosa da Fonseca
                                • Richéle Timm dos Passos da Silva
                                Resumo A temática desta pesquisa foi se moldando através das inquietações, anseios pelo debate, e na busca por respostas acerca da profissão docente, mais especificamente da educação especial e inclusiva. O objetivo maior desse estudo, é descrever o cotidiano escolar, por meio de narrativas de professores que atuam na educação especial e analisar esses relatos com os autores dos estudos culturais. Buscou-se analisar as referências históricas e culturais do mundo do trabalho e do trabalho docente. Buscou-se também compreender como a identidade do professor da educação especial e inclusiva foi sendo construída, analisando as identidades de gênero na profissão docente. Através das narrativas dos profissionais da educação especial, sobre suas experiências, foi possível ter uma amostra dos desafios que enfrentam no dia a dia da escola, e quais ações utilizam para os enfrentamentos, levando-se em consideração o enorme esforço que fazem para adaptar os conteúdos e a rotina escolar, respeitando as limitações dos alunos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, de corte transversal. Os participantes, são 8 professores da Educação Especial que atuam no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi elaborado especialmente para esse estudo, um questionário semiestruturado com perguntas fechadas, de múltipla escolha ou de completar, que abrange diferentes esferas da vida e trabalho do professor. Os resultados apontaram que o professor de educação especial e inclusiva sofre de exaustão, por conta da alta demanda em preparar materiais didáticos, em trabalhos burocráticos, pela sobrecarga e superlotação de alunos, pela falta de mais professores com especialização em educação especial, e pela falta de tempo para conseguir cumprir com essas demandas, impactando diretamente na qualidade de vida desse professor. Os docentes relatam que consideram o cotidiano de trabalho estressante e desafiador, alguns já pensaram em desistir de suas funções e que investem do próprio salário para capacitação. Este estudo revelou a importância da construção de mais políticas públicas voltados a capacitação docente, de mais contratação de mão de obra especializada na área, a necessidade de mais investimentos em materiais e jogos pedagógicos e uma política de saúde mental voltadas a esses profissionais.
                                Palavras-chave: Profissão Docente. Narrativas. Educação Especial. Saúde Mental.
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                                PARA ALÉM DAS QUATRO LINHAS: MACHOCRACIA, VIOLÊNCIAS E SUBVERSÕES NAS ARQUIBANCADAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
                                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                Tipo Dissertação
                                Data 27/09/2024
                                Área INTERDISCIPLINAR
                                Orientador(es)
                                • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Maíra Dutra de Oliveira
                                  Banca
                                  • Aguinaldo Rodrigues Gomes
                                  • Irlan Simões da Cruz Santos
                                  • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                  Resumo A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a machocracia opera no meio esportivo, com foco no futebol, enfatizando as problemáticas e a estética da masculinidade hegemônica como produtora de violências nas torcidas, na mídia e nos bastidores dessa potência cultural brasileira. As experiências das práticas torcedoras dissidentes e os atores delas passam por processos de invisibilidade devido às pedagogias culturais dos estádios, espaços em que a lógica machocrata se insere e se estabiliza como norma. Evidencia-se também, a perspectiva pejorativa da alusão à homossexualidade como artifício de diferenciação dicotômica de “eu versus o outro” bastante presente no universo do esporte e o embate das identidades futebolísticas prezando a heterossexualidade como imperativo para o exercício do torcer. Para tanto, foi realizado um levantamento documental em diversos veículos da mídia dentro do recorte temporal da década de 1970, datado como o período de surgimento da primeira torcida organizada gay do Brasil, a Coligay, até o ano de 2024, com o intuito de compreender como os movimentos de subversão do público consumidor do futebol são analisados por parte da imprensa e, também, como são recebidos pelas torcidas brasileiras ao adentrarem os espaços de sociabilidade majoritariamente masculinos. Para além desse primeiro aspecto, busca-se também compreender como as medidas de contenção das práticas lgbtfóbicas nos estádios são – e se são – aplicadas em um contexto no qual existe a naturalização delas como modo efetivo de provocação ao adversário. A escolha metodológica da pesquisa articula recolha e revisão de materiais relacionados à temática da masculinidade no universo futebolístico e discussão bibliográfica sobre o tópico dos estudos de gênero e das torcidas no Brasil.
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                                  BRASIL E LÍBANO: A INFLUÊNCIA DA DIÁSPORA NAS RELAÇÕES COMERCIAIS CONTEMPORÂNEAS, APÓS O ANO DE 2011
                                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 24/09/2024
                                  Área INTERDISCIPLINAR
                                  Orientador(es)
                                  • Murilo Sebe Bon Meihy
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Josaphat Batista dos Santos Filho
                                    Banca
                                    • Fabio da Silva Sousa
                                    • Juliana Foguel Castelo Branco
                                    • Murilo Sebe Bon Meihy
                                    Resumo Esta dissertação parte do problema de avaliar a influência da Diáspora nas relações comerciais contemporâneas, entre o Brasil e o Líbano, após o ano de 2011, ano que o Brasil assumiu o Comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), mediada pelos Estudos Culturais, que é um referencial nesse processo. A partir do
                                    método dedutivo com uma abordagem qualitativa, busca-se compreender, apesar de uma aproximação pela Diáspora, quanto são ínfimas as relações comerciais. Assim,
                                    apresentaremos um debate historiográfico, uma análise de dados econômicos sobre a imagem negativa que é passada pela mídia sobre o Líbano e sobre o Oriente Médio, o que trava as relações. Abordaremos também algumas causas que dificultam o crescimento comercial dos Estudos Culturais relacionados com a Diáspora e as instituições oficias de comércio Árabe-Brasileiras e apresentaremos propostas para aumento dessa atividade econômica. Partindo das
                                    seguintes hipóteses: apesar das aproximações políticas, influenciadas pela Diáspora, a cooperação econômica é ainda pouco expressiva; as Diásporas são ativos comerciais; e a
                                    importância das Diásporas nas instituições Árabe, Brasileira e Islâmica para o comércio. A gerência é bem indefinida, pois muitas das vezes nesta parceria não há continuidade política
                                    do Estado brasileiro. Assim, será apresentado como a cultura influencia nessas relações e como os Estudos Culturais trazem esclarecimentos.
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                                    ESTUDOS CULTURAIS EM COLCHA DE RETALHOS: Identidades em (Re)construção e memórias de um processo pandêmico.
                                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 07/08/2024
                                    Área INTERDISCIPLINAR
                                    Orientador(es)
                                    • Janete Rosa da Fonseca
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Wilson Marques Dias
                                      Banca
                                      • Helen Paola Vieira Bueno
                                      • Janete Rosa da Fonseca
                                      • Marcelo Victor da Rosa
                                      • Richéle Timm dos Passos da Silva
                                      Resumo Esta dissertação, intitulada: "Estudos Culturais em colcha de retalhos: Identidades em (re)construção e memórias de um processo pandêmico," é uma pesquisa qualitativa e descritiva baseada em uma autoetnografia. A investigação se concentra nos impactos da pandemia de COVID-19 no ambiente escolar, especialmente na Escola Estadual Felipe Orro, localizada em Aquidauana/MS. Utilizando uma abordagem decolonial e fundamentada em teorias de Stuart Hall (2003), Nestor Garcia Canclini (1997), Catherine Walsh (2016) e outros, a pesquisa analisa a resistência cultural para compreender a identidade docente no contexto pós-pandemia e problematiza o currículo sob a ótica dos Estudos Culturais. O estudo revisou clássicos literários, textos acadêmicos e artigos para analisar como a pandemia influenciou a educação, questionando a construção de identidades, currículos ideais e pedagogias emergentes. Tendo em vista que uma das contribuições mais significativas que os Estudos Culturais trouxeram para a Educação foi justamente reformular nossos ângulos de visão e leitura de mundo, reorganizar o pensamento e aguçar nossas lentes, inaugurando um outro modo de ver e pensar a Educação. Entende-se que o contexto da pandemia alterou as formas de construção e elaboração dos processos educacionais. Os resultados mostram que o processo pandêmico trouxe reflexos significativos no comportamento dos alunos e nas práticas pedagógicas, impulsionando novas metodologias e currículos que trazem aspectos positivos para a educação.
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                                      UM OLHAR PARA DENTRO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PRESENTE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL
                                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 12/07/2024
                                      Área INTERDISCIPLINAR
                                      Orientador(es)
                                      • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Marcia Helena Messa Longo Dutra
                                        Banca
                                        • Fabio da Silva Sousa
                                        • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                        • Thais Leao Vieira
                                        Resumo A pesquisa aborda a influência da expressão cultural na literatura contemporânea do Mato Grosso do Sul, considerando suas características identitárias e os elementos formativos presentes nos diversos contextos sociais da região. Inicialmente, discute-se a natureza social dos processos de memória e história, destacando-se sua construção coletiva e sua relação com a identidade individual e coletiva. O estudo aprofunda-se na análise das estratégias discursivas utilizadas para justificar a divisão do Estado, ressaltando a complexidade na construção da identidade regional. A dissertação também investiga a produção literária contemporânea, destacando a diversidade cultural e identitária presente nas obras. Os objetivos específicos incluem a análise das teorias que permeiam os conceitos de memória, identidade, literatura e sociedade no contexto da literatura sul-mato-grossense, além da exploração das implicações da diversidade cultural na representação regional na literatura contemporânea. Além disso, propõe-se a elaboração de sequências didáticas baseadas nas análises literárias das obras, correlacionando-as com a memória e identidade do Mato Grosso do Sul. O percurso metodológico adotado baseou-se no método bibliográfico, utilizando textos teóricos relevantes para embasar as análises e reflexões realizadas ao longo da pesquisa. Cinco obras e cinco autores são analisados mais profundamente, e a partir dessas análises, quatro sequências didáticas foram criadas para facilitar a inserção e o debate de nossa literatura para os alunos sul-mato-grossenses. A guisa de conclusão observamos ao longo desta dissertação, que a literatura ajudou no processo de divisão e na contínua defesa de nossa identidade. Com as análises da literatura contemporânea aqui empreendidas, podemos afirmar que ela ainda exerce esse papel. E se propomos uma decolonialidade que se configura como potência para refletir e modificar estruturas fixas no que diz respeito ao ensino de literaturas, atuando, portanto, na perspectiva crítica da educação, é nosso papel como educadores e pesquisadores propor uma defesa que resgate e acolha as dores históricas deste Estado. Ensinar essa literatura desobediente, com práticas que exercitam o abandono, como descreve Pessanha, práticas transformadoras e libertárias na defesa de bell hooks, entusiasmadas por Paulo Freire, é essencial.

                                        Palavras-chave: Memória. Literatura de Mato Grosso do Sul. Identidade. Ensino de Literatura.
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                                        UM OLHAR PARA DENTRO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PRESENTE NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL
                                        Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 12/07/2024
                                        Área INTERDISCIPLINAR
                                        Orientador(es)
                                          Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                            Banca
                                              Resumo
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                                                ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS: SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO SURDO NOS ESTUDOS CULTURAIS
                                                Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 06/06/2024
                                                Área INTERDISCIPLINAR
                                                Orientador(es)
                                                • Helen Paola Vieira Bueno
                                                Coorientador(es)
                                                  Orientando(s)
                                                  • ANDREZA SALES FERREIRA
                                                  Banca
                                                  • Bruno Roberto Nantes Araujo
                                                  • Helen Paola Vieira Bueno
                                                  • Janete Rosa da Fonseca
                                                  • Richéle Timm dos Passos da Silva
                                                  Resumo Esta pesquisa, retrata da importância do atendimento nas salas de recursos multifuncionais para pessoas surdas que usam a língua de sinais para a construção de identidade e cultura dos alunos frequentadores e atuantes desse espaço e os estudos culturais. Como parte dos procedimentos metodológicos e objetivos pretende-se por meio de uma pesquisa qualitativa de pesquisa-ação para verificar o papel do AEE para alunos surdos na construção de vida dos alunos surdos. Com a busca de entender as práticas educativas no contexto dialógico, foram utilizados aportes teóricos variados voltados para a temática e legislações vigentes. Esta pesquisa está fundamentada por autores que abordam sobre os campos dos estudos culturais, a saber: Ferreras (1999), Cevasco (2003), Bhabha (1998), Kassar (2003), Mazzotta (2009), entre outros. E outros nos campos dos estudos surdos: Lodenir Karnopp (2004), Ronice Quadros (1997, 2003), Lucinda Ferreira Brito (1993), Gladis Perlin (2004), Paddy Ladd (2018), Gesser (2009), Gianotto (2020) e diversos outros. Com vistas a subsidiar, ampliar e otimizar discussões que se baseiam no campo dos Estudos Culturais, Pós-Coloniais, processos de construção histórico-cultural, identitário e práticas de escolarização dos estudantes surdos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncional para acesso à Libras, a língua portuguesa e demais contextos, para que se divulgue no meio acadêmico a sua relevância.
                                                  Palavras-chave: Sala de Recursos em LIBRAS; construção histórico-cultural; Atendimento Educacional Especializado; surdo, Estudos Culturais.
                                                  Penas e Guitarras Sombrias: Interdisciplinaridade e Estudos Culturais entre Edgar Allan Poe e The Cure as influências da literatura e da música para a subcultura gótica
                                                  Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                                  Tipo Dissertação
                                                  Data 29/05/2024
                                                  Área INTERDISCIPLINAR
                                                  Orientador(es)
                                                  • Fabio da Silva Sousa
                                                  Coorientador(es)
                                                    Orientando(s)
                                                    • LARISSA EZIDIO DA SILVA
                                                    Banca
                                                    • Fabio da Silva Sousa
                                                    • Marcos Rogerio Heck Dorneles
                                                    • Miriam Brum Arguelho
                                                    • Semíramis Corsi Silva
                                                    Resumo O presente trabalho tem como intuito realizar uma análise das identidades góticas e suas manifestações culturais a partir da perspectiva das questões sobre identidades e mediações culturais tendo como apoio fundamental as referências estabelecidas pela subcultura gótica, considerando a produção artística e literária do escritor Edgar Allan Poe (1809-1849) e a produção artística e musical da banda The Cure. Procura-se realizar uma discussão partindo do pressuposto das influências do romantismo gótico, surgido em fins do século XVIII e evidenciado tanto na obra de Edgar Allan como na estética e produção audiovisual da banda The Cure. O intuito desse estudo é a observação da construção das identidades, sendo estas incorporadas às múltiplas manifestações culturais, principalmente dentro do universo gótico. A pesquisa terá como apoio fundamental as discussões propostas pelos Estudos Culturais, principalmente através dos estudos de autores como Douglas Kellner (2001), Stuart Hall (2006), Nestor García Canclini (1997), Henrique Kipper (2008) dentre outros/as.

                                                    Palavras-Chave: Edgar Allan Poe; The Cure; Identidades; Mídia; Subcultura Gótica.
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                                                    VEGANISMO OU VEGANISMOS? TENSÕES DISCURSIVAS SOBRE CONSUMO E POLÍTICA NO MOVIMENTO VEGANO
                                                    Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                                    Tipo Dissertação
                                                    Data 27/05/2024
                                                    Área INTERDISCIPLINAR
                                                    Orientador(es)
                                                    • Patricia Zaczuk Bassinello
                                                    Coorientador(es)
                                                      Orientando(s)
                                                      • David Arioch da Silva Alves Barcelos
                                                      Banca
                                                      • Isabela Candeloro Campoi
                                                      • Miguel Rodrigues de Sousa Neto
                                                      • Patricia Zaczuk Bassinello
                                                      Resumo Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o movimento tensivo e discursivo do denominado movimento vegano contemporâneo e como é estabelecida a disputa pelos sentidos do veganismo na perspectiva do consumo e da política. Avaliamos essa disputa tensiva principalmente entre o veganismo popular e o veganismo pragmático. Para isso, buscamos compreender primeiro o surgimento e influências do veganismo, assim como suas especificidades no Brasil. Para fazer emergir tais mudanças e pluralidades discursivas no movimento vegano, nos apoiamos nos pressupostos dos Estudos Culturais, levantando inicialmente como tais discursos vão se movimentando e tomando força no contexto do colonialismo. Por meio do diálogo com os estudos de Néstor García Canclini (2015) e Jesús Martín-Barbero (2008), entendemos que tais conflitos discursivos se materializam a partir de negociações e mediações que, se visam favorecer o crescimento do veganismo, também visam favorecer um movimento em detrimento de outro. Como aproximação para essa analítica, percebemos que no que tange ao consumo os movimentos apresentam diferenças na percepção e relação com o hegemônico e que decorrem das diferenças na percepção do político. Assim as disputas entre os movimentos também deixam de ser somente sobre o que consumir em oposição à exploração animal e passam a ser também sobre de onde consumir, já que um movimento (popular), por sua posição anticapitalista, revela uma posição mais intransigente do que o outro (pragmático). Acreditamos que tal pesquisa também traz avanços para se pensar os conflitos no movimento vegano em relação à libertação animal mais como uma questão de meios do que de fins, já que as diferenças envolvem principalmente os meios utilizados para aproximar as pessoas do veganismo, podendo servir como subsídio para outras pesquisas que apontam para essa discussão. Também concluímos que o movimento vegano em si já é um movimento de mediadores socioculturais, ponderando o interesse, independentemente da abordagem, na ampliação dos sentidos do consumo e da política ao não pensá-los somente na relação do ser humano com o ser humano. Com base no que é apresentado nesta pesquisa, e considerando a importância de uma interseccionalidade que seja voltada de outras causas para o veganismo, como as de justiça social e direitos humanos, também propomos uma atenção ao reconhecimento dos animais não humanos como excluídos de uma consideração como oprimidos por interesses humanos por meio da exploração, de outros usos e impactos.
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                                                      Aspectos que ecoam no chão da quadra: considerações acerca das formações em educação física inclusiva
                                                      Curso Mestrado em Estudos Culturais
                                                      Tipo Dissertação
                                                      Data 19/04/2024
                                                      Área INTERDISCIPLINAR
                                                      Orientador(es)
                                                      • Marina Brasiliano Salerno
                                                      Coorientador(es)
                                                        Orientando(s)
                                                        • Nayane Vieira de Lima Miyashiro
                                                        Banca
                                                        • Marcelo Victor da Rosa
                                                        • Marina Brasiliano Salerno
                                                        • PAULO FERREIRA DE ARAUJO
                                                        Resumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de elaboração dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação do município de Campo Grande aos/às docentes de Educação Física de sua rede de ensino sob a temática da educação inclusiva a partir dos estudos culturais. Dentre os objetivos específicos estão: a) compreender quem são os profissionais responsáveis pela elaboração dos cursos de formação continuada; b) analisar o entendimento dos/das gestores/as sobre o conceito de inclusão na Educação Física escolar; c) verificar as temáticas abordadas nos cursos de formação. O estudo se configura de cunho qualitativo, descritivo-exploratório e o levantamento de dados foi realizado em duas etapas, inicialmente por meio de uma pesquisa documental a fim de encontrar as propostas dos cursos de formação continuada e posteriormente foram realizadas entrevistas com seis pessoas responsáveis pela elaboração e organização dos cursos de formação para professores/as de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo (Bardin, 2010). Os resultados apontaram que as formações são elaboradas a partir de três critérios, a saber: formações organizadas levando em conta as sugestões dos/as docentes; formações pautadas no que foi observado pela gestão como fragilidades dos/das; e formações fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular. Ademais, os documentos apontaram que de cento e trinta sete formações realizadas, cinco delas tinham em seus títulos menções a Educação Física em uma perspectiva inclusiva. No que se refere aos/as profissionais entrevistados/as, observamos que o grupo é formado por pessoas cisgêneras, brancas e pardas, e sem deficiência. Sobre a homogeneidade do grupo, não foi observada uma influência direta nas percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Acerca das compreensões da equipe gestora sobre o conceito de inclusão na Educação Física escolar notamos que, embora exista um consenso sobre a importância da convivência e do aprendizado mútuo entre pessoas com e sem deficiência, as nuances nas expressões utilizadas podem sugerir a presença de percepções que potencialmente favorecem a segregação. Neste sentido, tanto os objetivos da Educação Física escolar quanto a percepção sobre a inclusão apresentaram influências de suas respectivas formações iniciais, com a manutenção de olhares desenvolvimentistas, concepções inclusivas que se distanciam das abordagens atuais e a segregação das temáticas inclusivas nas formações continuadas. Isso indica a necessidade de formações continuadas para a equipe gestora para que haja novas percepções e findem práticas segregadoras. Por fim, referindo-se às temáticas abordadas nos cursos de formação, podemos observar nos documentos que os temas escolhidos enfatizam o cumprimento de um referencial curricular elaborado pela REME, métodos para estruturação dos planejamentos e aplicabilidade deles, formas de avaliar os/as alunos/as e as práticas corporais mencionadas na BNCC assim como suas progressões.
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