O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO MERCADOLÓGICO DA INSTITUIÇÕES PRIVADAS. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/03/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Carina Elisabeth Maciel
- Dirceu Santos Silva
- Solange Jarcem Fernandes
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Resumo |
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Download |
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CINEMA NACIONAL, CRIANÇA/INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/12/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Marcus Vinícius Cosmo Morilla Caetano
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Ilma Regina Castro Saramago
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo
- Rodrigo Piriz
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Resumo |
A pesquisa pretendeu analisar a relação entre cinema nacional e criança/infância na educação infantil sob uma perspectiva antropológica da criança. São tomados como campo para a investigação: (1) a Mostra de Cinema Infantil de São Paulo (SP, 2022); (2) a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC, 2023) e (3) o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB, 2023). Selecionamos de forma flâneur alguns filmes para analisar as dimensões “raciais”, de gênero, das infâncias, das pessoas consideradas com deficiência e da dimensão social. Como essas dimensões são retratadas nos filmes selecionados para a formação cultural das infâncias? Quais implicações formativas para as infâncias que esses filmes podem promover? Assim, do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem os documentas (filmes) como campo e se apropria da filmografia e bibliografias existentes sobre os temas aqui tratados. Os referenciais teóricos residem no campo das ciências humanas e sociais e no de cinema, dentre outros. O estudo justifica-se na busca de construir interfaces entre as infâncias/crianças na educação infantil e as dimensões audiovisuais por meio de reflexão teórica crítica que levou em conta as dimensões acima indicadas às quais habitam o universo formativo que, também, estrutura as relações entre e com as crianças/infâncias. Concluímos que as crianças são autores sociais que, com acesso à produção audiovisual (cinema nacional), pode produzir sentidos outras que podem transformar/suportar a suas verdades na permanente modificação do seu entorno e de si. Só foi possível chegar a esta conclusão a partir da negação da síntese (entre cinema nacional e criança na educação infantil) que amplia a instrumentalização reflexiva do universo imagético à luz do olhar sensível para as infâncias por meio da dimensão não apaziguada das subjetividades infantis. Portanto, essa dinâmica, de negação da síntese, sugere uma leitura a contrapelo do contexto infantil que ainda permanece sob a tutela de outrem, o adulto. |
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Programa Ensino Integral (PEI): Uma análise das implicações para as condições do trabalho docente |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Giselle Cristina Martins Real
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Nos últimos anos, o Programa Ensino Integral (PEI) tornou-se o principal foco das políticas públicas educacionais no Estado de São Paulo. As diretrizes e os documentos do PEI prometem uma carreira docente aprimorada, com salários mais altos, mais tempo para a preparação de aulas, formação continuada e dedicação exclusiva a uma única escola. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve como objeto de estudo o PEI, focando na compreensão dos fatores que influenciam sua implementação no que tange à formação e ao trabalho docente na rede de ensino de São Paulo. Para isso, propôs-se analisar suas raízes históricas e, por meio de revisão de literatura e análise documental, identificar possíveis discursos presentes nos documentos relacionados às condições de trabalho dos professores que atuam no programa. A pesquisa parte da hipótese de que há um processo de precarização do trabalho docente e busca confirmar essa hipótese dentro do PEI, o que constitui seu objetivo principal. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com ênfase na Análise Documental e de Conteúdo. Para a análise histórica, utilizou-se o método de interpretação de fontes conhecido como Análise Documental, com as fontes históricas retiradas do acervo do jornal O Estado de S. Paulo e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), todas elas relacionadas ao objeto da pesquisa. Quanto à Análise Documental e de Conteúdo, focada no trabalho docente, foram analisados os documentos orientadores e formativos do PEI (2014-2023), disponíveis no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (EFAPE). Os resultados da pesquisa indicam que houve, de fato, um processo histórico de precarização do trabalho docente no Estado de São Paulo, o qual foi intensificado com o surgimento do PEI. O modelo de gestão empresarial e neoliberal adotado pelo programa contribuiu para agravar essa precarização, em consonância com as políticas públicas educacionais implementadas no estado. |
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A Pedagogia Histórico-Crítica no contexto da nova política curricular: um estudo sobre o ensino de química na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Karina de Oliveira Vasconcelos
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O presente trabalho parte do reconhecimento de que o atual currículo escolar brasileiro, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS), são políticas de Estado cujas implementações se dão no âmbito da agenda política e econômica neoliberal. Busca-se analisar a caracterização destas políticas educacionais no que tange o ensino de Química para a etapa do Ensino Médio, bem como sua relação (aproximação/distanciamento) com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A pesquisa se ampara na perspectiva crítica, a fim de analisar o objeto à luz da realidade material, social e histórica, fazendo-se uso da técnica de análise documental. Ancora-se nas pesquisas de importantes autores da área, como: Antunes (2009); Antunes e Pinto (2017); Jesus (1989); Giareta (2021a; 2021b); Silva (2016; 2020); Zank e Malanchen (2020); Neves (2005); Gramsci (1982; 1968); Saviani (2011; 2012a; 2012b; 2012c; 2019, 2020, 2021); Duarte (2012; 2020); Cury, Reis e Zanardi (2018); Del Roio (2018); Laval (2004); Mèszàros (2008), entre outros, que oferecem suas contribuições teóricas para a elucidação da temática da pesquisa. A pesquisa indica que a BNCC e o CRMS, na perspectiva do ensino de Química, têm matrizes teóricas e metodológicas fundamentadas na Pedagogia das Competências. Além disso, estão profundamente marcados pelos disciplinamentos hegemônicos da sociabilidade neoliberal. A organização curricular centrada em habilidades e competências tende a aprofundar a divisão classista e a restringir o acesso ao conhecimento elaborado e à cultura, impactando significativamente os estudantes provenientes das classes subalternizadas. Assim, apresentam diversas contradições e distanciamentos em relação à Pedagogia Histórico-Crítica. |
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A GESTÃO ESCOLAR E A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: o caso de um município no Mato Grosso do Sul – MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Mario Borges Netto
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as alterações ocorridas na gestão escolar a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elege-se o município de Bataguassu, localizado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), como lócus da investigação, tem como recorte temporal o período de 2017 a 2022 e se dá no âmbito do Programa de Pós-graduação da UFMS-Campus de Três Lagoas/MS, na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas. Ancora-se na perspectiva teóricas propostas por Saviani, Libâneo, Oliveira e Toschi, Cury, Heloisa Lück e Paro, dentre outros autores. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta-se sob o olhar do materialismo histórico-dialético, com uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório subsidiada pela análise documental. Os resultados da pesquisa demonstram que há em curso no campo da gestão escolar uma lógica capitalista de caráter neoliberal voltada para disseminar ações e documentos aos dirigentes escolares no sentido de moldá-los a agir conforme as diretrizes trazidas pela BNCC, tornando-os meros aplicadores da norma e fiscalizadores das ações docentes na perspectiva do cumprir-se a Base.
Palavras-chave: Educação; Gestão Escolar; BNC-Diretor; BNCC; Mato Grosso do Sul. |
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A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Lidiane Alves Rodrigues Martins
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Banca |
- Ana Claudia dos Santos Rocha
- Ligiane Aparecida da Silva
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
O objeto de análise desta investigação é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção de uma agenda empresarial na educação brasileira, como objetivo pretende-se analisar o processo de implementação da BNCC, num cenário de disputas políticas e ideológicas por dentro do Estado brasileiro. Parte da premissa que o Estado brasileiro, com a aprovação da BNCC em 2017, desencadeou ações concretas e planejadas para a construção de oportunidades a setores da sociedade civil e a empresários que tiveram na área da educação um filão para seus negócios. Para tanto, a metodologia adotada é de caráter qualitativo baseada em pesquisa do tipo bibliográfica e na análise documental, especialmente em leis, resoluções e publicações que versam sobre a BNCC na tentativa de desvendar quais são os atores que estão por trás do movimento do reformismo empresarial na educação brasileira e quais seus interesses em implementar uma base nacional. |
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A ESCRITA AUTORAL DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO EXPRESSÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2024 |
Área |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Armando Marino Filho
- Gilson Gomes Coelho
- Regina Aparecida Marques de Souza
- Stela Miller
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de aquisição da escrita de crianças no período de desenvolvimento psicológico de 6 a 9 anos, em uma perspectiva teórica histórico-cultural. O objetivo geral é compreender como a concepção da Teoria Histórico-Cultural pode enriquecer a prática pedagógica ao considerar o contexto social e cultural dos alunos como condições essenciais para o desenvolvimento de uma escrita e autoral. O estudo analisou como a metodologia de fragmentação da escrita e a repetição de palavras impactam a expressão do pensamento e conhecimento das crianças. Os objetivos específicos foram: analisar como a metodologia de ensino baseada na fragmentação e correspondência letra/som, interfere no processo aquisitivo da linguagem escrita; investigar de que forma essa metodologia pode afetar o desenvolvimento da escrita autoral em crianças; explorar as contribuições do processo da escrita autoral para que a criança se estabeleça, futuramente, como sujeito autor. A pesquisa tem como fundamento a base teórica de Vigotski e às contribuições de autores como A. N. Leontiev, V. V. Davidov e A. R. Luria, entre outros. A abordagem metodológica seguiu os princípios do materialismo histórico-dialético, e a análise dos dados foi feita com base na sistematização conceitual e a generalização teórico. Os resultados indicaram que, embora a fragmentação possa facilitar o reconhecimento inicial de fonemas e grafemas, sua aplicação isolada tem limitações significativas. A metodologia tende a focar excessivamente na decodificação mecânica, negligenciando aspectos importantes da escrita autoral, como a criação de significados e a contextualização. Isso pode restringir o desenvolvimento da escrita autoral e a capacidade das crianças de se engajar em práticas de escrita mais complexas e criativas. A pesquisa mostrou que a escrita autoral se desenvolve melhor quando integrada a contextos significativos e práticas pedagógicas que promovem a expressão criativa e a autoria pessoal. Constatou-se que a fragmentação deve ser complementada por abordagens que valorizem a escrita como meio de expressão e comunicação. A prática da escrita autoral em contextos sociais e significativos é fundamental para o desenvolvimento da identidade autoral das crianças. |
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AQUI A GENTE TRABALHA MAIS VIVÊNCIAS”: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/08/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO RURAL |
Orientador(es) |
- Mariana Esteves de Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Celia Beatriz Piatti
- Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
- Mariana Esteves de Oliveira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
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Resumo |
O proposta desta pesquisa direciona-se ao reconhecimento e discussão acerca da formação de professores da Educação do Campo no município de Três Lagoas (MS), especialmente a que denomina-se de “continuada”. Dessa forma, o objetivo é compreender os processos de formação de professores que atuam em uma escola do campo de Três Lagoas (MS), como ela ocorre e se há um esforço do sistema de Educação em auxiliar os/as docentes diante das especificidades, desafios e potências da escola do campo. A metodologia utilizada implicou em pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas, sendo participantes da pesquisa uma professora especialista responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas (MS) e cinco professores que atuam na EMEC Antonio Camargo Garcia, uma escola campesina do mesmo município. Amparando-se no paradigma teórico da Educação do Campo, marcado pela história de luta do movimento social de mesmo nome e nas experiências pedagógicas dela decorrentes, discutimos os processos da pesquisa na perspectiva materialista, olhando para como o território três lagoense foi forjado em relação à questão agrária, e abordamos a Educação do Campo na forma como ela se expressa em políticas públicas para as escolas campesinas, como nos ajudaram os docentes entrevistados e na forma como eles evidenciam os processos de formação e formação continuada em suas realidades. Considerando o distanciamento da EMEC com movimentos sociais, desde sua origem, constatou-se que, em Três Lagoas (MS), a formação continuada dos professores das escolas do campo é prenhe de contradições, e formalmente, segue o mesmo modelo das escolas urbanas, não havendo uma distinção ou mesmo diferenciação de ambas. Observamos uma formação genérica que desconsidera as especificidades do campo e a legislação das políticas públicas conquistadas pelo movimento. Os docentes não participam de formações específicas, no entanto, reconhecem a necessidade de elaboração de estratégias próprias para atuarem na escola campesina e caracterizam isso como um aprender na prática e a partir das vivências dos estudantes. Os relatos sobre tais vivências escolares e as lacunas da formação continuada de professores aponta para os desafios da institucionalização das escolas que outrora foram demandas de movimentos sociais, que sejam observadas as necessidades dos educadores que atuam nestes espaços e que seja respeitada a luta pela permanência camponesa nos territórios rurais por meio de uma escola que reconheça o modelo educacional demandado por esta luta. |
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POLÍTICAS CURRICULARES PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A BNCC: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
10/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mayara da Silva Reis Zotelli
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Jennifer Caroline de Sousa
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objeto de estudo a oferta curricular da
área de Ciências da Natureza, para o Ensino Fundamental anos finais, no âmbito das políticas
curriculares, principalmente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, objetiva
analisar os fundamentos que norteiam a composição dos conhecimentos referentes à área de
Ciências da Natureza a partir da política da BNCC, em face a proposta teórico-metodológica
da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir do aporte teórico-metodológico da Pedagogia
Histórico-Crítica o exercício analítico-crítico proposto pela presente pesquisa se orienta pela
problemática de indicar o alcance da política da BNCC enquanto instrumento de promoção de
uma educação integral aos indivíduos e lócus de acesso dos estudantes ao conjunto da cultura
historicamente socializada na área da Ciências da Natureza no âmbito das reformas
curriculares em curso no Brasil, aqui, especificamente na BNCC. Metodologicamente,
guardando fidelidade à fundamentação estruturante da Pedagogia Histórico-Critica, esta
pesquisa se aporta no método do Materialismo Histórico Dialético enquanto exercício de
interpretação da realidade a partir do movimento dialético entre a expressão particular e
universal do objeto pela mediação da realidade concreta e sua expressão contraditória. O
referido método recebeu auxílio da técnica da Análise Documental buscando viabilizar o
exame da proposta do ensino de ciências a partir da proposta da Base Nacional Comum
Curricular. Este exercício de análise possibilitou o estudo dos textos introdutórios do
documento da BNCC, onde buscamos identificar a concepção de educação, o papel da escola
e a definição de currículo, bem como no texto introdutório da Área de Ciências a concepção
de ciências e o objetivo do ensino de ciências no currículo proposto pela Base. Além disso,
investigando a organização, os conteúdos e os fundamentos da BNCC conseguimos constatar,
à luz da proposta da Pedagogia Histórico-Crítica, uma visão de educação e formação
reduzidas a desenvolver nos indivíduos comportamentos que se adequem à sociabilidade
vigente e um ensino de ciências voltado principalmente aos aspectos pragmáticos do
conhecimento, com impactos negativos para o desenvolvimento pleno dos indivíduos. |
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DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): A LÓGICA DE PADRONIZAÇÃO COMO POLÍTICA EDUCACIONAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
08/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Arlete Cristina Motovani Ziliani
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Nádia Bigarella
- Paulo Fioravante Giareta
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), tem como objetivo geral analisar a relação entre política de avaliação em larga escala e a política curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma articulada às demandas de padronização da oferta educacional no âmbito da agenda neoliberal do Estado brasileiro. Enquanto problemática de análise a pesquisa se estrutura sobre a questão de como a relação entre as políticas de avaliação educacional em larga escala e a centralidade conferida as reformas curriculares no sistema educacional brasileiro disciplinam as intencionalidades educacionais a partir de indicadores padronizados e predefinidos nos marcos da regulação e das demandas de mercado para a educação. Metodologicamente, a pesquisa está aportada no método do Materialismo Histórico-Dialético, enquanto exercício teórico-metodológico que aborda o objeto nos contextos histórico, político, social, cultural, nas relações dialéticas, nos movimentos contraditórios sob categorias da totalidade, mediação, contradição e hegemonia. O referido método receberá o auxílio da técnica de Análise Documental, enquanto exercício analítico das legislações vigentes específicas pertinentes à pesquisa como a Constituição Federal (1988), LDB (1996), PNE (2014 – 2024) e IDEB (2007 a 2021), bem como publicações relacionadas às políticas públicas, nessa perspectiva a BNCC (2017), que envolvem as reformas educacionais em curso no sistema educacional brasileiro e as matrizes de avaliações em larga escala. O aporte teórico estará ancorado em autores como Gramsci (1968), Frigotto (1997 – 2013); Frigotto e Ciavatta (2003); Laval (2004); Kuenzer (2002 – 2016); Silva (2005), Freitas (2012 – 2014 – 2018); Antunes (2003); Antunes e Pinto (2017); Werle (2011); Aguiar e Dourado (2018); Saviani (2007 – 2008 – 2012 – 2016); Bernardi, Uczack, Rossi (2018); Hypólito, Jorge (2020); Silva, Carvalho (2021); Shiroma, Moraes, Evangelista (2011); Neves (2005) e Giareta (2021 – 2022). Anuncia-se, ainda, que a pesquisa se movimentará em torno à hipótese de que a política de padronização-parametrização curricular se viabiliza por extensivo apego à política de avaliação a partir de indicadores externos que, por sua vez, figura obediente às demandas vinculadas aos reordenamentos das relações produtivas no contexto das políticas neoliberais. |
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O ENSINO DE BIOLOGIA E A INCLUSÃO ESCOLAR: O OLHAR DE UMA PROFESSORA/PESQUISADORA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Leni Coleti Novaes Gomes Cerqueira
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Maria Teresa Eglér Mantoan
- Naiara Chierici da Rocha
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Resumo |
A presente investigação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e foi desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI). Teve por objetivo compreender como professores de Biologia da rede estadual de um município do Estado de São Paulo ensinam a partir do que conhecem sobre inclusão escolar. Participaram da pesquisa três professoras de Biologia da rede Estadual de ensino, todas pertencentes à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema-SP. Para a produção dos dados, foram organizadas duas rodas de conversas pelo Google Meet. Os dados produzidos foram tratados a partir de uma análise interpretativa que se deu por meio da construção de narrativas. Pelo estudo dos dados foi possível concluir que as professoras de Biologia participantes da pesquisa apresentam dúvidas sobre a concepção inclusiva da educação e compreendem a inclusão como a inserção de alunos público-alvo da Educação Especial na escola comum. Diante de tal entendimento, na maior parte das vezes as professoras adaptam atividades para determinados estudantes, o que consideramos ser uma prática excludente, uma vez que o ensino inclusivo se dá a partir de atividades variadas para todos, não adaptadas para alguns. Também foi possível notar que as professoras realizam a adaptação das atividades porque estão convictas de que essa é a melhor prática e acabam planejando suas aulas a partir das formações que recebem da rede de ensino. Assim, elas organizam as aulas para alguns alunos e depois adaptam para outros - que são os alunos da Educação Especial. Apesar dessas professoras associarem a inclusão a apenas determinados alunos, no caso os que compõem o público-alvo da Educação Especial, na prática, quando elas não direcionam suas ações para um determinado público, conseguem desenvolver um ensino em que todo mundo possa participar, do seu modo, segundo sua capacidade. As professoras de Biologia sentem necessidade de formação continuada em inclusão e um melhor alinhamento da gestão escolar e secretarias de Educação a fim de que essas instâncias maiores se alinhem aos princípios inclusivos e conheçam os desafios reais de cada escola. |
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A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O IMPACTO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez
- Paulo Fioravante Giareta
- Sheila Fabiana de Quadros
- Tarcisio Luiz Pereira
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar e compreender o impacto da implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre as atribuições dos gestores escolares, ocasionando inclusive mudanças nos perfis destes profissionais em virtude das exigências feitas pelos órgãos educacionais para adequá-los aos interesses do empresariado alinhados ao Estado e às instituições de educação, bem como analisar as exigências demandadas pelo sistema educacional para o gestor das escolas públicas no âmbito das políticas educacionais em curso no Brasil. São objetivos específicos desta pesquisa: compreender a caracterização demandada ao perfil do gestor educacional com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, analisar o conjunto de legislações e documentos orientadores que direcionam a atuação do gestor nas escolas públicas do Estado de São Paulo. De início, procura-se apresentar a racionalização científica do trabalho no início do século XX (Fordismo, Taylorismo) e como esses sistemas de produção exigiam a formação dos trabalhadores. Em seguida, apresento a reconfiguração das relações de trabalho sob a influência do Toyotismo, que trouxe uma remodelação nas relações de trabalho com a flexibilização dos meios de produção e mão de obra qualificada, focando na gestão da qualidade com métodos mais flexíveis e o uso de recursos tecnológicos firmados no controle gerencial e na formação de trabalhadores. A partir deste contexto, a pesquisa trata das mudanças e implementações ocorridas no mundo do trabalho sob forte influência do neoliberalismo, modelo socioeconômico criado no século XX na Europa para orientar as políticas baseadas no capitalismo. A partir destas discussões, o trabalho procura apresentar a reestruturação dos meios de produção no Brasil, bem como a flexibilização das relações de trabalho no país e as transformações em curso no sistema educacional brasileiro, sobretudo sobre os agentes escolares e a gestão. Durante o estudo, procuro mostrar o aumento da convergência entre as agendas do governo e do empresariado e o quanto isso está atrelado a uma visão mercantilizada da educação, fortalecendo cada vez mais o movimento de reforma das relações de trabalho e o impacto destas mudanças no sistema educacional empreendido no Brasil desde o processo de redemocratização com a introdução no país de uma política neoliberal nos anos 1990. A pesquisa procurou analisar a reestruturação das relações de trabalho a partir da experiência competitiva do Brasil ao mercado global, dando origem a uma grande reestruturação produtiva nas indústrias do país nos últimos 30 anos, com a problematização de quais são as exigências para o perfil do gestor educacional no âmbito do processo de implementação da Política da BNCC e quais são as intencionalidades político-pedagógicas que os agentes de produção da BNCC exigem aos gestores educacionais como indicadores de êxito na sua implementação. Todo esse movimento de reestruturação das novas relações de trabalho, que se tornou mais intensivo nas três últimas décadas, iniciou um fluxo de novas demandas apresentado à educação escolar com relação ao seu papel enquanto instituição educacional, fazendo com que uma série de mudanças ocorressem nas formas de gestão e organização do trabalho na escola. Essa nova organização do trabalho, implementada pelas reformas educacionais pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através dos aparelhos de dominação alinhados ao Estado, resulta na reconfiguração do papel e nas atribuições do gestor e dos docentes na escola, bem como uma carga de trabalho mais intensa que está deixando os gestores sobrecarregados com as diversas demandas diárias, tornando o trabalho cada vez mais precário. |
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A FUNÇÃO SOCIAL DA CRECHE NA VISÃO DE FAMÍLIAS DO MUNICIPIO DE INOCÊNCIA-MS. |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Amanda Cassia Pereira Frota Garcia
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Banca |
- Aline Pereira Lima
- Cinthia Magda Fernandes Airiosi
- Gilson Gomes Coelho
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas-MS, especificamente a Linha de Pesquisa: Educação, Infâncias e Diversidades, tendo como objeto desvelar o entendimento de responsáveis/familiares sobre a função social da creche. O estudo realizado junto ao CEINF – Margarida Tomázia de Paula – Vó Nona, única creche do município Inocência-MS, parte da hipótese de que a população que busca a creche do município não tem clareza da real função social dessa instituição. Assim, tem por objetivo geral compreender qual é o entendimento que a população do município –especificamente pais/mães ou responsáveis pelas crianças atendidas pela creche – tem sobre sua função social. Adota ainda como objetivos específicos: (a) Conhecer o perfil socioeconômico da comunidade atendida; (b) Conhecer o entendimento dos pais/mães e/ou responsáveis sobre qual é o trabalho a ser oferecido pela creche; (c) Verificar como os pais/mães e/ou responsáveis avaliam o trabalho da creche; e (d) Refletir sobre os possíveis direcionamentos que oportunizem que comunidade em geral compreenda a atual função social da creche e, consequentemente, desenvolva a sua função de forma produtiva e satisfatória. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com a busca dos documentos regulatórios da única creche do município de Inocência-MS. A segunda etapa consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com pais/mães de diferentes níveis de escolaridade. A análise dos dados, realizada com inspiração na técnica de análise de conteúdos da vertente francesa, apontou que há diferentes entendimentos sobre a função social da creche, com destaque para a compreensão de que a creche tem função assistencialista: de guardar as crianças enquanto os pais saem para trabalhar. Não houve nenhuma indicação da creche como sendo um direito da criança. Percebemos que há uma necessidade de ampliar o entendimento de que a creche é primariamente um direito de todas as crianças e tem um papel de fundamental importância para a formação humana e, especificamente, para o desenvolvimento infantil, pois é uma das instituições que desenvolvem um papel significativo no acolhimento e na educação das crianças, se configurando como espaço de socialização e aprendizagens qualificadas.
Palavras-chave: Educação Infantil; função social da creche; cuidar e educar. |
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MOBILIZAÇÕES E PERSPECTIVAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: ENTRE A ADAPTAÇÃO CURRICULAR E O ENSINO PARA TODOS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/06/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Eliane de Souza Ramos
- Gilson Gomes Coelho
- Jose Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
- Naiara Chierici da Rocha
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Resumo |
Esta investigação está vinculada à linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, e é desenvolvida no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI). O objetivo foi compreender
os motivos que levam os professores a planejarem suas aulas diversificando as atividades para toda a turma a partir de um mesmo conteúdo curricular ou adaptando o ensino para alguns alunos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede
municipal de ensino de Dracena - SP, com professoras que atuam no primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. A pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas estruturadas como instrumentos para produção de dados. A análise dos dados foi organizada em três eixos temáticos: inclusão escolar; planejamento de aulas; e ensino e aprendizagem. A pesquisa possibilitou identificar os motivos que levam as professoras participantes a planejar o ensino de modo a
desenvolver atividades diversificadas para todos os estudantes ou adaptadas para alguns, alinhando-se ou não à inclusão escolar, respectivamente. Os resultados mostraram que, embora as professoras recebessem formação em serviço, algumas
ainda insistiam no processo de adaptação curricular por considerarem essa prática mais viável e exequível do que diversificar atividades dentro da dinâmica de trabalho
na escola e no sistema de ensino, facilitando o processo de ensino. Ficou evidente que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) não foi compreendido pelas professoras participantes, que buscavam nele atividades de ensino de conteúdo curricular para resolver as dificuldades de aprendizagem dos alunos considerados
público-alvo da Educação Especial. Em outras palavras, não compreenderam que a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva não substitui ou complementa o ensino, mas apoia os estudantes quanto à acessibilidade na sala de
aula e demais espaços escolares, eliminando barreiras físicas, comunicacionais, linguísticas ou atitudinais, não de ensino. Embora utilizassem a adaptação de atividades na tentativa de incluir os alunos, essa prática é excludente, pois elas partiam de um modelo idealizado de estudante e esperavam que, por meio de tais
adaptações, os alunos aprendessem conteúdos, pelo menos, parecidos com os conteúdos supostamente aprendidos pelos demais. Também foi constatado que a equipe gestora deve acompanhar mais de perto essas práticas e organizar momentos
de formação em que essas ações possam ser problematizadas e teorizadas coletivamente, utilizando textos que provoquem as professoras a compreenderem o que é, de fato, um ensino inclusivo. As professoras acreditam que é função do professor do AEE ensinar os alunos público-alvo da Educação Especial e, no
momento do planejamento da aula, não consideram as necessidades específicas desse público. Por isso, acabam preparando as aulas para uma parte da turma, não
considerando esses alunos e, consequentemente, havendo a necessidade de adaptações. Portanto, há uma necessidade de orientação pedagógica para que no planejamento da aula sejam consideradas as necessidades formativas de todos os alunos.
Palavras-chave: Adaptação curricular. Ensino diversificado. Planejamento. Inclusão escolar. |
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EDUCAÇÃO PARA A MAIORIDADE DIANTE DO RACISMO EM CONTEXTOS DIVERSOS: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
06/05/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- FERNANDA CALAZANS CARVALHO
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Banca |
- ALEX SANDER DA SILVA
- Christian Muleka Mwewa
- Franciele Bete Petry
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Natalia Cristina de Oliveira
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Resumo |
O presente estudo apresenta algumas reflexões de uma pesquisa desenvolvida.
Por ora, a partir dos conceitos de “raça”, racismo e etnia, objetivamos refletir
sobre a educação das crianças do ensino fundamental do ciclo inicial. A pesquisa
se caracteriza como qualitativa documental, com a análise de materiais
bibliográficos, quais sejam, livros didáticos para o ensino de história no ensino
fundamental primeiro ciclo. A partir de autores como Munanga, Fanon, Stuart
Hall e Mwewa, entre outros, dialogamos com os conceitos kantianos de
“menoridade e maioridade” que, de certa forma, alicerçaram o conceito
adorniano de “emancipação” com os quais iremos operar. Essa investigação se
justifica uma vez que, se “raças” não existem biologicamente ou geneticamente,
tampouco cientificamente, logo o indivíduo racista age e pensa sob a tutela de
outrem – menoridade – que pressupôs a existência de diferentes “raças”
hierarquizando-as. Concluímos que é preciso empreender um processo
formativo através da educação que objetive a emancipação em direção à
maioridade subjetiva. Uma vez que o racismo persiste, podemos dizer que ainda
não há maioridade coletiva sobre a destituição das hierarquias raciais. |
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AVALIAÇÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/04/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Guadalupe Brandão de Souza Gomes
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Banca |
- Aline Pereira Lima
- Camila Alberto Vicente de Oliveira
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Natalia Cristina de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
Este trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Infâncias e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, teve como objetivo geral apresentar um cenário das pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado que discutem a avaliação numa perspectiva inclusiva em nosso país. Foram definidos como objetivos específicos: levantar o número de teses e dissertações que tivessem como objeto de estudo a avaliação e ou práticas avaliativas na perspectiva da inclusão escolar e ou educação inclusiva; identificar e discutir as concepções de avaliação e inclusão escolar adotadas nos trabalhos selecionados; apontar as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas; e discutir os resultados, conclusões e contribuições dos estudos. Tomou como objeto de investigação os estudos encontrados que tratam da avaliação numa perspectiva inclusiva, produzidas na área da Educação, que discutem o tema independentemente da concepção e ou perspectiva de estudo abordada. Em termos de recortes metodológicos, recorreu-se a uma abordagem de investigação quanti-qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório, do tipo estado do conhecimento, sem um recorte temporal definido a priori. O mapeamento das produções (teses e dissertações), realizado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidos entre os anos de 2006 e 2020 que não se configurou em recorte temporal, mas o período referente as publicações dos trabalhos que foram encontrados e selecionados para o estudo em questão. A busca resultou na seleção de 28 pesquisas produzidas no Brasil, revelando um número pouco significativo de trabalhos considerando os critérios estipulados para esta investigação. A análise qualitativa dos dados encontrados, se deu a partir de duas categorias de análise, a saber: concepções de inclusão e de avaliação escolar. No que tange as concepções de Inclusão Escolar, os resultados apontam o predomínio da concepção de Educação para Todos na escola regular, bem como mostrou o predomínio da Educação Especial ao tratar da Inclusão e Avaliação Escolar. Acerca das concepções de Avaliação Escolar encontradas nos trabalhos, há o predomínio das mais recorrentes nas discussões, como: Avaliação Processual ou Formativa; Avaliação Diagnóstica e Avaliação Mediadora. O cenário encontrado mostrou que inexistem trabalhos com a concepção de avaliação escolar assumida como referência neste estudo, que é a de “criar” novos modos de avaliar, como aponta Sandra Corazza.
Palavras-chave: Avaliação Escolar; Inclusão Escolar; Diferença; Diversidade; Estado do conhecimento.
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A EDUCAÇÃO E AS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES: REFLEXÕES SOBRE AS LEGISLAÇÕES E POSSIBILIDADES PELA IGUALDADE DE GÊNERO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
12/03/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Viviani Ribeiro Gomes Sales
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Banca |
- Christian Muleka Mwewa
- Diogenes Braga Ramos
- Jaqueline Aparecida Martins Zarbato
- Lucinéia Scremin Martins
- Mariana Esteves de Oliveira
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Resumo |
Esta dissertação analisa as abordagens das relações de gênero e os processos educativos, tensionando as implicações e diretrizes educacionais e as legislações sobre as violências contra as mulheres. Objetiva investigar de que forma as legislações e ações sobre violências contra as mulheres podem ser/são inseridas nas diretrizes educacionais. Nesse sentido, dialoga com as políticas públicas, a partir das legislações que propõem a proteção das mulheres no âmbito nacional e educacional, para que se possa compreender de que maneira são contempladas as discussões sobre violências no estado de Mato Grosso do Sul. O aporte teórico se fundamenta na perspectiva das relações de gênero, das abordagens educativas e gênero e nas legislações sobre as violências contra as mulheres. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa documental, com base em fontes e legislações que versam sobre as violências contra as mulheres, a educação e o contexto educacional – como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Orientação Curricular do Estado de Mato Grosso do Sul, entre outros. Compreende-se que a abordagem das violências contra as mulheres interfere em todos os espaços sociais e sua utilização no campo educacional pode gerar mais ações em torno da igualdade de gênero. A escola fundamenta diferentes ações e expressa de maneiras distintas questões importantes como a luta e o enfrentamento pelo fim da violência contra as mulheres, visando mudanças nos paradigmas desta sociedade sexista e patriarcal.
Palavras-chave: violência contra as mulheres; educação; legislações.
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O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA BNCC E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: IMPACTOS PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/03/2024 |
Área |
TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENV. CURRICULAR |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Caroline de Oliveira Rocha
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Banca |
- Eliane Maria Vani Ortega
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Klinger Teodoro Ciriaco
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
O presente trabalho se insere no contexto do mestrado em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)- Campus de Três Lagoas, linha de pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas. A pesquisa teve como objetivo investigar as implicações das ideias neoliberais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Reforma do Ensino Médio (EM), destacando os pontos de convergência que evidenciam uma orientação neoliberal na configuração do sistema educacional brasileiro. Na BNCC, as premissas neoliberais se manifestam na busca por uma homogeneização curricular, centrada na padronização de competências e habilidades. A ênfase na instrumentalização dos estudantes para o mercado de trabalho, em detrimento de uma formação integral, sugere uma visão utilitarista da educação, enquanto a ênfase em indicadores quantitativos pode promover a mercantilização do ensino, incentivando a competição entre instituições. Igualmente, a Reforma do EM também reflete uma abordagem neoliberal, visando adaptar a educação às demandas do mercado. A metodologia é estruturada através de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nossa intenção é argumentar e analisar, a educação escolar enquadrada na reforma movida pelas políticas neoliberais presentes no Estado brasileiro, principalmente através da BNCC e o currículo para o EM. Analisamos criticamente a relação entre a BNCC e a Reforma do EM no contexto da política neoliberal. A BNCC, ao definir diretrizes curriculares comuns, e a reforma do EM, ao introduzir maior flexibilidade, evidenciam uma interação complexa entre a busca por padronização e a necessidade de adaptação às demandas contemporâneas. A análise ressalta desafios na implementação e destaca a dualidade entre uniformidade e flexibilidade, especialmente no que diz respeito à equidade. Ao considerar o contexto neoliberal, essa dissertação também examina o impacto dessas políticas na educação, destacando a influência nas relações de trabalho e nas políticas curriculares. Em última análise, este estudo destaca a importância de uma análise crítica contínua para moldar futuros ajustes e garantir a equidade no sistema educacional brasileiro. |
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A INFLUÊNCIA DA BNCC NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: ANÁLISE DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/02/2024 |
Área |
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- Ione da Silva Cunha Nogueira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- FERNANDA CRISTINA MARTINS MARTTI
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Banca |
- Carlos da Fonseca Brandão
- Ione da Silva Cunha Nogueira
- Klinger Teodoro Ciriaco
- Paulo Fioravante Giareta
- Silvia Adriana Rodrigues
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Resumo |
O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, e inserido na linha de pesquisa Educação, Infâncias e Diversidades. Foi delineado em torno da seguinte questão norteadora: quais os interesses expressos na construção da BNCC e como esses interesses são ressignificados na elaboração do currículo da Educação Infantil do município de Ponta Porã-MS? Teve como principal objetivo identificar as concepções políticas e ideológicas presentes na BNCC e nos documentos educacionais oficiais de Ponta Porã. Para isso, também buscou compreender o contexto de produção da BNCC, destacando o impacto de seus aspectos políticos, econômicos e ideológicos para a Educação Infantil e levantar as influências da BNCC sobre a organização curricular da Educação Infantil no município de Ponta Porã- MS. Metodologicamente, este estudo é fundamentado pelos princípios da abordagem dialética, de natureza qualitativa e do tipo explicativo. Para cumprir com os objetivos elencados, essa pesquisa conta com uma etapa bibliográfica e documental como fonte de informação. Na etapa bibliográfica, foram selecionados artigos, livros, teses e dissertações das bases de dados Scielo; Scholar Google, Catálogo de teses e dissertações da Capes e Banco Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD). Já na fase documental, foram analisados a versão final da Base Nacional Comum Curricular, para a etapa da Educação Infantil, o Referencial Curricular de Ponta Porã (MS) e a Resolução Nº 036 de 18 de janeiro de 2022, que organiza o currículo e o regime escolar da Educação Infantil nas Instituições de Ensino da Rede Municipal de Ponta Porã. Como técnica de análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. Com base na análise dos documentos citados e do referencial teórico, foi possível perceber que a BNCC segue a lógica das reformas neoliberais em curso no Estado Brasileiro desde 1990. Configura-se como mais uma estratégia do Estado para a legitimação da sociabilidade burguesa, contribuindo para a formação de um novo tipo de homem que atenda aos interesses do capitalismo mundial. Seguindo as orientações da BNCC, os documentos educacionais oficiais do município de Ponta Porã (MS), trazendo os conceitos de habilidades e competências para as etapas de ensino atendidas pelo município, também seguem a lógica neoliberal do capital mundial, preparando, desde cedo, o indivíduo para o mercado de trabalho atual. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS: CONCEPÇÕES SOBRE HISTÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/02/2024 |
Área |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Orientador(es) |
- Natalia Cristina de Oliveira
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Coorientador(es) |
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Orientando(s) |
- Elisa Damásio de Oliveira
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Banca |
- Ilma Regina Castro Saramago
- Luiz Antonio de Oliveira
- Mariana Esteves de Oliveira
- Paulo Fioravante Giareta
- Roberta Negrão de Araújo
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Resumo |
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa de Formação de Professores, tem como temática de estudo a formação de professores e como objeto de pesquisa a análise da formação de professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Objetivo geral é compreender como se estabelece a formação de professores na disciplina de Metodologia do Ensino de História. A pesquisa parte da compreensão do percurso do ensino superior e do curso de Pedagogia no Brasil, seus desdobramentos até chegarmos às políticas atuais que norteiam o curso superior no país, ao mesmo tempo, compreende-se que tais perspectivas possuem um marco epistemológico e um marco político que podem ser notórios. As questões que norteiam esta dissertação, no que tange às áreas de conhecimento (fundamentos e práticas da Educação) são: Como os estudantes do curso de Pedagogia, consideram as bases de sua formação para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Como os estudantes — futuros professores — respaldam sua prática pedagógica para o ensino de disciplinas específicas? Como a disciplina de Metodologia do Ensino de História é desenvolvida durante a graduação e quão efetiva os formandos a consideram? Tendo como método de pesquisa, ou seja, as orientações e discussões argumentativas, têm como base a didática da história e para enriquecimento teórico o materialismo histórico-dialético, a fim de complementar as questões em torno na educação da compreensão de mundo e de sociedade. Também analisamos as políticas nacionais que permeiam o âmbito educacional, em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Apresentamos o Lócus de nossa pesquisa uma IES no Norte do Paraná, expomos os dados obtidos por meio da aplicação com os alunos do curso de Pedagogia desta universidade. Por fim, os esforços das análises dos dados obtidos resultaram nesta dissertação. |
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