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20144084: A criança nas instituições sociais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O conceito de infância como construção sociocultural. História da construção do
conceito de infância na perspectiva de consideração dos meninos e meninas como sujeitos de direitos. Construção histórica das políticas de educação e assistência para a infância no Brasil. A intervenção das organizações internacionais nas políticas para a infância. O papel do Estado no processo de organização e manutenção das políticas para a infância. Os direitos das crianças de 0 a 10 anos e a legislação brasileira (Constituição, ECA, LDB, SUAS e outras leis).
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20144085: A educação em John Dewey: contribuições para a formação de professores - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Fundamentos filosóficos, políticos e educacionais de John Dewey. Leituras e compreensões do ideário de John Dewey. Apropriações do pensamento deweyano. O
pensamento deweyano e a consolidação de uma pedagogia poética e retórica. Reflexões e contribuições para a formação de professores.
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20144126: Análise de dados em pesquisa em educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo de possibilidades de análises de dados na pesquisa em educação: Pesquisas qualitativas e/ou quantitativas.
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20144079: Atividades Especiais - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
As atividades especiais compreendem a comprovação da realização em duas atividades distintas, dentre elas: publicação de trabalho completo ou resumo expandido em anais ou similares; livro ou capítulo de livro relacionados às Linhas de Pesquisa do Curso; organização de livro, cujo conteúdo expresse resultado de pesquisa original, publicado por editora conceituada; publicação ou submissão de trabalho completo em periódico com corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado.
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20144131: Atividades Especiais do Mestrado - 60h |
60 |
Obrigatória |
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20144075: Atividades Orientadas I - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação sobre o desenvolvimento da pesquisa do mestrando.
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20144076: Atividades Orientadas II - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Acompanhamento de atividades produção de dissertação.
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20144077: Atividades Orientadas III - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação sobre produção de dissertação.
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20144078: Atividades Orientadas IV - 45h |
45 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Atividades de orientação final da Dissertação.
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20144005: Avaliação em Políticas Públicas e Programas - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo dos Projetos, Programas e Ações Governamentais e Não-Governamentais de atenção à população. Formulação e avaliação de políticas e programas nas áreas sociais. Diferentes aspectos que influenciam o pleno atendimento dos direitos sociais da infância e da adolescência, no país e no Mato Grosso do Sul. Diferentes formas de atendimento a crianças e adolescentes.
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20144087: Avaliação na/da escola no contexto latinoamericano - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Experiências avaliavas no Brasil e países da América Lana. Avaliação de Larga escala.
Avaliação escolar da aprendizagem. Tipologias da avaliação. Governança escolar. Organismos Multilaterais e as políticas para avaliação na região.
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20144088: Criança(s) e infância(s) nas lentes do cinema - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Processo(s) de produção da(s) infância(s). O lugar social da criança na modernidade. As representações da(s) infância(s) e da(s) criança(s) no cinema. O cinema como experiência estética e pedagógica. Análise fílmica e experiência estética.
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20144089: Cultura escolar: instituições, atores e práticas de ensino - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O foco da disciplina incide sobre as possibilidades de uso do conceito Cultura Escolar no estudo de ideias, sujeitos, objetos e práticas que influenciam na composição e no funcionamento das instituições de ensino. Busca contemplar a educação na sua dimensão material e imaterial. O programa da disciplina valoriza a historicidade das experiências de ensino e problematiza as relações entre projetos pedagógicos, currículos, práticas didáticas e cotidiano escolar. Volta-se também para o estudo do material didático e para os seus múltiplos usos.
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20144036: Defesa de dissertação - 150h |
150 |
Obrigatória |
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20144090: Diversidade, adversidade e identidade na formação de educadores e no exercício da docência - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A formação e a profissão docente no Brasil. Desafios e possibilidades para a formação de professores e para o exercício da docência: concepções de identidade, diversidade e diferença. Contribuições da Educação Social para adversidade e diferença. Pesquisas sobre currículo e diversidade na formação e no trabalho docente.
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20144124: Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Surgimento da Pedagogia social e da educação social. Movimentos históricos do atendimento ao “indivíduo inadaptado” à construção da perspectiva de direitos sociais. Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres.
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20144006: Educação e Direitos Humanos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Fontes e antecedentes históricos dos direitos humanos. Direitos Humanos e Direitos
Sociais. Estudo das relações entre a educação e os Direitos Humanos. Garantia de Direitos no mundo globalizado. Direito à Educação no Brasil. Políticas públicas e desigualdades sociais. História e processo da constituição da cidadania na América Lana. A educação como elemento de formação humana. A instituição escolar e o conhecimento dos princípios básicos dos direitos humanos; Diretos Humanos nas relações pedagógicas.
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20144091: Educação e estudos subalternos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
As diferentes perspectivas dos estudos subalternos para o campo da Educação.
Aproximações teóricas queer, feministas, pós-coloniais e decoloniais. A relação entre educação, poder, identidades e marcadores sociais da diferença (classe, geração, raça/cor/etnia, gênero e sexualidade).
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20144007: Educação e Instituições Sociais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O surgimento das instituições sociais e a assistência à pobreza no Brasil e no mundo. O público e o privado na elaboração e implantação das políticas sociais no decorrer da história. Instituições e práticas de assistência à infância e à adolescência. A abordagem socioeducacional em instituições sociais de atendimento à infância e à adolescência. Instituições sociais e educação
no mundo contemporâneo.
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20144063: Educação Especial como política pública no Brasil - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Educação Especial brasileira no século XX; Protagonismo das instituições especializado filantrópicas de educação especial na constituição da política pública brasileira de educação especial; formação de órgão central público para a Educação Especial no Brasil; estabelecimento de estratégias de ações para a escolarização de pessoas com deficiências; criação de estabelecimentos de educação especial e movimento de matrículas de alunos com deficiência durante o século XX.
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20144123: Educação especial: políticas, processos e práticas - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos históricos, filosóficos e políticos da educação especial. O processo pedagógico em educação especial. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de escolarização e as práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com deficiência.
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20144009: Educação, Políticas Sociais e Terceiro Setor - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O terceiro setor e sua relação na implantação das políticas sociais, em especial com a educação. O universo das organizações, associações, ONGs - Organizações não Governamentais, fundações e movimentos que compõem o terceiro setor. O papel do terceiro setor na política social brasileira e a construção da cidadania na Sociedade. O público e o privado. A participação do empresariado na elaboração e recomendação de políticas para a educação. A Nova Pedagogia da Hegemonia.
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20144049: Educação Social - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Discutir as diferentes concepções sobre Educação Social no Brasil como um processo de construção de conhecimentos. Dimensões sócio-políticas da educação formal e não formal.
Princípios éticos e as práticas pedagógicas da educação social. Processos educativos modernos de educação para a redução das desigualdades sociais.
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20144093: Educação social e pedagogia social: história e contextos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Surgimento da Pedagogia social e da educação social. Movimentos históricos do
atendimento ao “indivíduo inadaptado” à construção da perspectiva de direitos sociais.
Educação, conceitos e teorias sobre violência contra mulheres.
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20144092: Educação social, identidade e cultura - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Conceitos de etnia, raça, identidade, diversidade, diferença e suas relações com a
educação social. Conceitos de identidade à luz das principais perspectivas teóricas da educação com interfaces na educação social. Concepção de cultura, identidade social e cultural no contexto do sistema educacional.
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20144132: Epistemologias Feministas e Teoria Crítica - 60h |
60 |
Optativa |
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20144094: Epistemologias Feministas e Teoria Crítica: aspectos da cultura, educação e sociedade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina tem como objetivo realizar estudos sobre diferentes epistemologias
feministas, discutindo-as por meio da perspectiva da teoria crítica da sociedade no que diz respeito a aspectos da cultura, da educação e da sociedade.
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20144125: Estágio de docência - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Observação participante de atividades didáticas, elaboração e análise-crítica de material didático, acompanhamento aos acadêmicos, organização e desenvolvimento de seminários, registro e documentação relativos às aulas e atividades, elaboração de relatórios dos cursos desenvolvidos, elaboração de textos e de material didático a ser apresentado em seminários.
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20144080: Estética, criação e arte na formação humanista - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Fundamentos histórico-filosóficos da estética. A estética e a arte. A estética e a ética.
Abordagens sobre a estética e a educação. Formação estética e docência humanista. Experiência estética e prática pedagógica. Estética, arte e criação na formação de professores
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20144095: Exclusão social, desigualdade e educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Normatização e controle social. Biopolítica. Discursos e práticas de exclusão social. Os
excluídos e os marginalizados. Educação e Desigualdade Social. Relações entre Educação e Pobreza.
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20144096: Formação de educadores e exercício docente: educar na e para a construção da moralidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Desafios e possibilidades para a formação de professores. Desafios e possibilidades para o exercício da docência. A construção da moralidade. Educar para a moralidade. A atualidade em pesquisas sobre educação moral, formação e exercício docente.
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20144098: Formação docente, magistério e gênero - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Gênero como categoria analítica-histórica-política e como constituição identitária.
Epistemologias dos Estudos Feministas. Gênero e magistério. Representações sobre a docência e o ser professora e professor. A construção das identidades docentes e as relações de gênero e de poder. A construção escolar das diferenças de gênero e de demais marcadores sociais da diferença nas instituições escolares e não-escolares. Práticas pedagógicas feministas. Gênero e/nas Pedagogias culturais.
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20144097: Formação docente na perspectiva dos estudos de Pierre Bourdieu - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Contribuições de Pierre Bourdieu para os estudos sobre formação docente, com
destaque nas trajetórias e estratégias de escolarização. Percurso biográfico e intelectual do autor. Conceitos fundamentais: habitus, (campo intelectual, científico, cultural, político, linguístico, religioso, jurídico, artístico etc.), capital (cultural; econômico, social, simbólico), prática, dominação, poder simbólico, violência simbólica, trocas simbólicas, reprodução. Repercussões do método em autores, textos e estudos que focalizam a educação, especificamente a formação docente.
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20144099: Formação e prática docente para a alfabetização e o letramento - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Alfabetização e letramento: histórico, políticas e conceitos. Abordagens teóricas e
metodológicas do processo de aquisição da linguagem escrita. Identidade profissional do/a professor/a alfabetizador/a. Estudo de pesquisas empíricas sobre formação e prática de professores alfabetizadores.
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20144100: Formação, identidade, profissionalização e atuação docente - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos da formação para a docência no Brasil. Trabalho docente. Identidade
profissional para docência. Profissionalidade e profissionalização. Representações sobre a profissão professor. Características, dimensões e desafios do trabalho docente na atualidade. Processos de formação e organização do espaço profissional dos professores. Paradigmas de formação continuada de professores: diferentes abordagens e metodologias. A feminização do magistério. A educação para a diversidade na atuação docente.
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20144082: Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação: diferentes enfoques - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
A disciplina apresenta os principais fundamentos epistemológicos presentes na
produção do conhecimento em ciências humanas e, especialmente, na pesquisa em Educação, em dois momentos: inicialmente aborda a formação da Ciência na Modernidade e as principais perspectivas decorrentes dessa formação e, posteriormente, enfoca as perspectivas teóricas que dão sustentação às pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa vinculados ao PPGE/CPAN.
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20144101: Fundamentos e práticas da educação infantil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Precursores da educação da educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil. Concepções de criança e infância ao longo da história. Pedagogias da infância e da creche. A formação e o papel do professor na Educação Infantil.
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20144081: Fundamentos históricos da Educação Brasileira - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
História dos fundamentos históricos da Educação brasileira: do século XVI ao XXI.
Reflexão histórico-filosófica sobre os fundamentos da Educação brasileira. Relações entre a Educação e a cultura contemporânea.
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20144047: Fundamentos Sociológicos e Educação Social - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos dos autores clássicos da Sociologia e suas possíveis relações com a Educação Social.
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20144102: Fundamentos teóricos da educação e diversidade - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aspectos teórico-metodológicos da educação para a diversidade. Introdução aos
aspectos históricos, filosóficos, sociológicos e antropológicos da educação para a diversidade. Temas emergentes, relevantes, inovadores e pertinentes à reflexão acerca da educação social, inclusão, diversidade e diferença na formação de professores.
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20144103: Gênero, sexualidade e educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Histórico do conceito de gênero e estudos feministas. As dimensões históricas e
culturais da sexualidade. Identidade de gênero e identidade sexual. Relações de gênero e diversidade sexual em contextos educativos. Pesquisas contemporâneas sobre gênero, sexualidade e interface com a educação.
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20144104: História da educação feminina no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O campo da História e da História da Educação. Estudos de História da Educação:
pressupostos teóricos e metodológicos. Aspectos históricos, políticos, sociais e filosóficos da educação nacional. Processo de formação docente no Brasil. A emergência do conceito de gênero na história. História das Mulheres no Brasil e movimentos feministas. Educação brasileira e o processo de feminização da docência. Emancipação feminina e a via educacional.
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20144105: Introdução aos Estudos Culturais - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Introdução aos Estudos Culturais e Educação. Pedagogia, Artefatos Culturais e Educação. Currículo, Identidade, Poder e Diferença a partir dos Estudos Culturais.
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20144106: Metodologia de pesquisa específica com crianças - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Histórico, diferentes correntes e principais pensadores da Sociologia da Infância;
contributos de diferentes áreas do conhecimento (Antropologia, Filosofia, História e Psicologia); instrumentos e técnicas de recolha de dados para estudos com crianças; unidades de análise/categorias analíticas do campo da Sociologia da Infância.
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20144025: O mundo do trabalho, a criança e o adolescente - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O Brasil e o cenário político e econômico mundial. O Desenvolvimento Humano na
América Latina. A sociedade capitalista e a relação da criança e do adolescente com o trabalho. A exploração do trabalho infantil. Leis de proteção à criança e ao adolescente no trabalho. As piores formas de trabalho infantil. A escola e a criança trabalhadora. Programas e Políticas de Erradicação do Trabalho Infantil.
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20144108: Organização do trabalho pedagógico na educação de bebês - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Concepções de criança(s) e bebê(s); desenvolvimento nos três primeiros anos de vida;
a(s) linguagem(ns) dos bebês; identidade profissional: formação e ação docente na creche; organização do tempo e do espaço na creche; observação e escuta das crianças bem pequenas.
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20144027: Pessoas com deficiência e a construção de direitos - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
História da Educação de Pessoas com deficiência. Planos e Programas Nacionais de
Educação Especial. Integração/Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Direitos Humanos e as pessoas com deficiências.
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20144062: Políticas Públicas, educação e saúde no Brasil - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Políticas públicas intersetoriais para atenção primária. Marcos históricos e conceituais da saúde pública no Brasil. Política Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção Básica em Saúde. Política Nacional de Humanização. Determinantes sociais e saúde. Políticas setoriais e atenção básica em saúde. Concepções teóricas e metodológicas da educação na área da saúde.
Política Nacional de Educação em Saúde. Educação popular em saúde. Integralidade e educação permanente em saúde. Educação, saúde e desenvolvimento humano. Comunicação e educação em saúde.
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20144028: Políticas Públicas para a Infância e a Adolescência - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Movimento mundial e a construção dos direitos da criança e do adolescente.
Desenvolvimento social e as políticas de atendimento à criança e ao adolescente no Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Programas articulados de atendimento à infância e à Adolescência nas áreas da educação, assistência social e saúde.
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20144083: Seminário de Pesquisa - 60h |
60 |
Obrigatória |
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Ementa da Disciplina |
Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação. A pesquisa em
educação: problemas, perspectivas e desafios. Instrumentos, procedimentos e tipos de pesquisa.
O levantamento da produção teórica como fundamento de pesquisa. A ética na pesquisa em educação. Estatística e as pesquisas em educação.
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20144109: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação I - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.
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20144110: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação II - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.
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20144111: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação III - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.
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20144112: Seminários aprofundados de Pesquisa em Educação IV - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Aprofundamento de temas relacionados à elaboração de projetos de pesquisa; questões teórico-metodológicas e procedimentais.
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20144068: Subjetividade, saúde mental e trabalho na educação - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Discutir as articulações entre organização do trabalho e saúde mental dos educadores,
de forma a fortalecer e incrementar a produção científica e as investigações acerca da situação de trabalho de professores e educadores sociais.
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20144052: Teoria Crítica e Educação Social - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudo dos temas, conceitos e teorias dos autores da Escola de Frankfurt e suas
possíveis relações com a Educação Social.
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20144127: Tópicos Especiais em educação/educação social I - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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20144128: Tópicos Especiais em educação/educação social II - 45h |
45 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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20144129: Tópicos Especiais em educação/educação social III - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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20144130: Tópicos Especiais em educação/educação social IV - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para conhecimento e análise de temas emergentes no campo da educação e/ou educação social.
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20144117: Tópicos especiais em Gênero e sexualidades, cultura e saúde I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”,
como: conceito de Gênero e interfaces com a Educação; Pluralidade cultural; Estudos Decoloniais e Pós-Coloniais; Cultura Corporal etc.
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20144118: Tópicos especiais em Gênero e sexualidades, cultura e saúde II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Estudos de questões de interesse da linha “Gênero e sexualidades, cultura e saúde”,
como: Educação dos Corpos; Saúde discente e docente; Corporeidade e Educação; Teoria Queer; entre outros.
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20144119: Tópicos especiais em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Relações entre Educação e Pobreza. Educação e Assistência Social. Educação e Ações Afirmavas. Políticas de Cotas; Direitos humanos, Educação social e suas relações, Educação Especial e história; entre outros.
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20144120: Tópicos especiais em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Temas de interesse da Linha “Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social”, como: Educação de Jovens e Adultos; Educação Prisional; Currículo e Educação Especial; Políticas educacionais em diferentes contextos e ações; Educação Especial e Inclusão escolar etc.
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20144121: Tópicos especiais em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I - 30h |
30 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas
educavas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Princípios de interdisciplinaridade na discussão e compreensão de temáticas relavas à intervenção/ transformação do processo educativo em espaços escolares e não escolares; entre outros.
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20144122: Tópicos especiais em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II - 15h |
15 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
Espaço para estudo e aprofundamento de temas de interesse da Linha “Práticas
educavas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, como: Fundamentos teóricos e práticos da prática pedagógica em espaços escolares e não escolares; Fundamentos teóricos e práticos para a formação de professores(as)/educadores(as) para atuação em espaços escolares e não escolares etc.
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20144046: Trabalho, Educação e Hegemonia - 60h |
60 |
Optativa |
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Ementa da Disciplina |
O trabalho como categoria ontológica do ser social. Fundamentos da economia política e educação. Relações entre trabalho e educação. Concepção de Estado para o materialismo histórico-dialético. Educação, políticas públicas educacionais e hegemonia. A concepção de hegemonia em Gramsci. O papel dos intelectuais orgânicos na produção e conservação da hegemonia. Manifestações da produção e conservação da hegemonia na educação: a nova pedagogia da hegemonia.
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