Mestrado em Comunicação

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Os resultados dos processos seletivos serão divulgados no site do curso.

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Por um Jornalismo Ecofeminista: estudo de caso do portal Modefica
Curso Mestrado em Comunicação
Tipo Dissertação
Data 14/04/2025
Área COMUNICAÇÃO
Orientador(es)
  • Katarini Giroldo Miguel
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • ALÍRIA PRISCILLA DOS SANTOS ARISTIDES
    Banca
    • Daniela Cristiane Ota
    • DANILA GENTIL RODRIGUEZ CAL LAGE
    • ELOISA BELING LOOSE
    • Katarini Giroldo Miguel
    Resumo Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar um possível jornalismo ecofeminista, o
    que entendemos como a aproximação da prática ao pensamento (e vice versa).
    Partimos das hipóteses que a prática possuía características em comum com os
    jornalismos ambiental e feminista e que poderia fornecer mecanismos para pautar
    um conteúdo mais qualificado capaz de colaborar na formação de cidadãos mais
    atentos às crises socioambientais, como o colapso climático. Em um primeiro
    momento, construímos um arcabouço teórico para se aproximar do ecofeminismo e
    possibilidades de um jornalismo engajado. Como procedimento metodológico,
    realizamos o Estudo de Caso do Portal Modefica, iniciativa que se diferencia por se
    autointitular como jornalismo ecofeminista. Como parte da metodologia, realizamos
    entrevistas com duas profissionais atuantes no Modefica e a descrição da iniciativa,
    em alinhamento com a Análise de Conteúdo de sete produções retiradas do portal.
    Como resultados, observamos que o Modefica praticava um embrião do jornalismo
    ecofeminista e, ainda que possuísse lacunas em sua produção e na viabilidade e
    manutenção da proposta, aproximava-se do que entendemos por jornalismo
    ecofeminista. Concluímos que o espaço se configurou enquanto uma importante
    ferramenta de experimentação para práticas ecofeministas, assim como para a
    divulgação da práxis e teoria.
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      Análise das publicações sobre a rota bioceânica no webjornal "Porto Murtinho Notícias
      Curso Mestrado em Comunicação
      Tipo Dissertação
      Data 04/04/2025
      Área COMUNICAÇÃO
      Orientador(es)
      • Tais Marina Tellaroli Fenelon
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Rafael Souza Lima Ferreira
        Banca
        • Daniela Cristiane Ota
        • Helder Samuel dos Santos Lima
        • Mario Luiz Fernandes
        • Tais Marina Tellaroli Fenelon
        Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma as publicações relacionadas à
        pauta da Rota Bioceânica produzida pelo webjornal "Porto Murtinho Notícias", localizado em
        uma região estratégica na fronteira entre Brasil e Paraguai, no município de Porto Murtinho,
        Mato Grosso do Sul, são divulgadas. Por meio de uma abordagem de análise de conteúdo
        foram analisadas 51 notícias publicadas entre os dias 06 de julho de 2023 a 19 de dezembro
        de 2023. Também utilizou-se nesta dissertação uma pesquisa por meio de um questionário
        online aplicado ao sócio proprietário do webjornal, para levantar dados e compreender o
        trabalho das notícias desta mídia local, buscando verificar as interações existentes entre as
        condições sociais, econômicas, políticas, culturais e os parâmetros jornalísticos da produção
        do conteúdo.
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          O podcast como uma nova mídia: Um estudo sobre o Flow Podcast
          Curso Mestrado em Comunicação
          Tipo Dissertação
          Data 03/04/2025
          Área COMUNICAÇÃO
          Orientador(es)
          • Julio Carlos Bezerra
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • Paulo Henrique Morais Coluti
            Banca
            • Daniela Cristiane Ota
            • Julio Carlos Bezerra
            • Oswaldo Ribeiro da Silva
            • Regis Orlando Rasia
            • Vitor Tomaz Zan
            Resumo Esta dissertação investiga a evolução do podcast como meio de comunicação, com foco na
            transformação de sua identidade para um formato audiovisual. Partindo da constatação de que
            o fenômeno incorporou a dimensão visual, questiona-se qual seria sua definição atual, uma
            vez que as classificações tradicionais enfatizam sua natureza sonora. A pesquisa adota um
            viés teórico baseado nos conceitos de McLuhan, Lévy, Dizard Jr., Manovich e Jenkins, entre
            outros, explorando oralidade, inteligência coletiva, novas mídias e a evolução das tecnologias
            digitais. Metodologicamente, a dissertação se afasta de abordagens clássicas, optando por
            uma análise empírica baseada na seleção de episódios do Flow Podcast. O estudo examina
            cinco episódios emblemáticos, buscando evidenciar a integração audiovisual. A análise dos
            episódios foi complementada por um questionário, permitindo avaliar suas características
            midiáticas, seu formato de consumo e a aplicabilidade das teorias apresentadas. Os resultados
            apontam uma evolução para um formato híbrido - tornando a diferenciação entre podcast e
            videocast desnecessária -, onde a presença do vídeo não apenas complementa, mas redefine
            sua identidade, com a interação visual, ambientação e linguagem desempenhando um papel
            crucial na experiência do espectador. O estudo contribui para a compreensão do podcast não
            apenas como um formato de distribuição, mas como uma nova mídia, cuja identidade está
            atrelada à tecnologia e às atuais dinâmicas de produção e consumo.
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              Arcane: Lógica transmídia e a construção de universos ficcionais
              Curso Mestrado em Comunicação
              Tipo Dissertação
              Data 16/12/2024
              Área COMUNICAÇÃO
              Orientador(es)
              • Julio Carlos Bezerra
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Luís Gabriel Pereira da Silva
                Banca
                • José Carlos Messias Santos Franco
                • Julio Carlos Bezerra
                • Marcia Gomes Marques
                • Regis Orlando Rasia
                • Rodrigo Sombra Sales Campos
                Resumo Esta pesquisa analisa o universo transmidiático de League of Legends e sua expansão na série Arcane, integrando conceitos de transmídia e paratextos a partir das teorias de Jenkins (2006) e Gray (2010). O estudo investiga como Arcane, inicialmente concebida como um paratexto, transita para a esfera do cânone transmidiático, exemplificando a flexibilidade e fluidez das narrativas contemporâneas. Enquanto o jogo oferece aos jogadores uma interação direta com o universo ficcional, Arcane aprofunda as histórias e motivações dos personagens, tornando-se uma peça indispensável para a compreensão do universo de Runeterra. A narrativa transmídia se estrutura em múltiplas plataformas, com cada mídia contribuindo de forma única e indispensável para a experiência narrativa. Gray complementa essa perspectiva ao destacar que os paratextos podem enriquecer ou modificar a percepção da obra principal, muitas vezes migrando para uma posição de centralidade. A pesquisa explora como exemplifica essa transição, consolidando-se como uma obra central no universo de League of Legends graças à sua profundidade narrativa e ampla recepção com a crítica e público. As análises narrativa e fílmica revelam que a forma e o conteúdo de Arcane são inseparáveis e complementares. A estética visual e sonora da série potencializa os conflitos e as motivações dos personagens, criando um diálogo que redefine os limites das narrativas transmidiáticas. Ao explorar essa dinâmica, a pesquisa mostra que o sucesso de Arcane não está apenas em sua narrativa, mas na maneira como essa história é apresentada, expandindo e ressignificando o universo de League of Legends. Essa abordagem destaca a importância dos paratextos e das mídias complementares na construção de universos narrativos complexos, contribuindo para os estudos contemporâneos de transmídia, cultura digital e audiovisual.
                CASO BRUXA DA SAPOLÂNDIA: representações sociais no jornalismo policial de Campo Grande (MS)
                Curso Mestrado em Comunicação
                Tipo Dissertação
                Data 12/12/2024
                Área COMUNICAÇÃO
                Orientador(es)
                • Mario Luiz Fernandes
                Coorientador(es)
                  Orientando(s)
                  • JOÃO HERMINIO PRESTES VIANA
                  Banca
                  • Daniela Cristiane Ota
                  • Marcos Paulo da Silva
                  • Mario Luiz Fernandes
                  • Priscila Lini
                  Resumo A presente pesquisa investiga a longevidade e resistência das representações sociais
                  envolvendo o Caso Bruxa da Sapolândia, episódio policial que abalou Campo Grande (MS)
                  no fim da década de 1960 devido à crueldade dos fatos narrados de forma muito peculiar pelo
                  Diário da Serra, importante empresa do Grupo Diários Associados que circulou na região
                  entre 1968-1998. Quatro crianças teriam sido mortas em rituais de “magia negra” e os corpos
                  sepultados no quintal da casa em que morava Célia de Souza, a mulher que seria eternizada
                  como a “bruxa da Sapolândia”. Entre choque e revolta, a população acompanhou todos os
                  detalhes pelo jornal. Após cinco décadas, a história se mantém viva no imaginário popular e a
                  bruxa da Sapolândia se transformou em lenda urbana imune ao tempo, apesar de Célia ter sido
                  absolvida de todas as acusações na Justiça. Foi possível constatar e avaliar o poder de
                  disseminação das representações sociais pela imprensa e a prolongada duração de seus efeitos,
                  tendo em vista o elevado volume de conteúdos produzidos sobre o tema ao longo desse
                  período, bem como refletir sobre os cuidados e a responsabilidade do repórter ao produzir seu
                  texto. Utilizou-se como principal referencial a Teoria das Representações Sociais, com aporte
                  metodológico na Análise de Conteúdo.
                  JOVENS, RURAIS E COMUNICADORES: Uma experiência educomunicativa no Bico do Papagaio (TO)
                  Curso Mestrado em Comunicação
                  Tipo Dissertação
                  Data 30/09/2024
                  Área COMUNICAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • Rose Mara Pinheiro
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Bruno Santiago Alface
                    Banca
                    • Ana Luiza Zaniboni Gomes
                    • Katarini Giroldo Miguel
                    • Rosane Rosa
                    • Rose Mara Pinheiro
                    Resumo Esta dissertação analisa o projeto social Jovens em Comunicação, desenvolvido no Bico do Papagaio (Tocantins), visando identificar e discutir os conceitos e práticas da Educomunicação presentes nas atividades da ação implementada no norte do país. A pesquisa também discute os impactos das ações do projeto junto a seus públicos beneficiários, diretos e indiretos, que são os jovens participantes e as lideranças das comunidades camponesas e das entidades da sociedade civil nos territórios da região. Para alcançar esses objetivos, a investigação utiliza os elementos fundantes do campo da Educomunicação, tratando da gênese do paradigma educomunicativo como fruto do encontro dos campos da Comunicação e da Educação, com base em Freire (2022), Kaplún (2011), Braga e Calazans (2001), Baccega (2011) e Soares (2011, 2012, 2013, 2014, 2017), discorrendo sobre aspectos teóricos e metodológicos do campo, sobre suas áreas de intervenção e sobre a emergente educomunicação socioambiental, com aportes de Soares e Aparici (2014), Citelli (2015, 2018) e Falcão (2018). O conceito de juventudes e juventudes rurais também é analisado para melhor compreensão dos efeitos das práticas educomunicativas junto aos jovens beneficiados pelo projeto, fazendo uso de contribuições de Abramo (1997), Groppo (2017), Dayrell (2007), Castro (2020) e Weisheimer (2005, 2013). Após a realização de entrevistas qualitativas com representantes dos públicos relacionados ao projeto e análise das informações obtidas, constatou-se que a ação pode ser definida como uma prática educomunicativa e que a Educomunicação, enquanto teoria e práxis, apresenta comprovado potencial para colaborar com processos de transformação social junto às juventudes rurais brasileiras.
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                    ENQUADRAMENTO JORNALÍSTICO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS DA SERRA DA BODOQUENA: uma análise longitudinal do jornal Correio do Estado (2012 - 2022)
                    Curso Mestrado em Comunicação
                    Tipo Dissertação
                    Data 27/09/2024
                    Área COMUNICAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • Marcos Paulo da Silva
                    Coorientador(es)
                      Orientando(s)
                      • Loraine França Gonçalves
                      Banca
                      • Alvaro Banducci Junior
                      • Katarini Giroldo Miguel
                      • Marcos Paulo da Silva
                      • Rafael da Silva Paes Henriques
                      Resumo Esta pesquisa situa-se no escopo dos estudos teóricos em Jornalismo e se debruça à temática
                      socioambiental para investigar a construção de enquadramentos jornalísticos pelo jornal
                      Correio do Estado, sediado em Campo Grande/MS, um dos mais antigos e significativos
                      veículos jornalísticos da região centro-oeste do Brasil. O recorte empírico abrange publicações
                      veiculadas pelo periódico entre janeiro de 2012 e dezembro de 2022 sobre questões
                      socioambientais relacionadas à Serra da Bodoquena, região com rica biodiversidade localizada
                      na porção sudoeste de Mato Grosso do Sul. A composição do corpus decorre da busca pela
                      palavra-chave “Serra da Bodoquena” no acervo digital do jornal, que resulta em 104 itens
                      jornalísticos previamente identificados, dos quais 25 são analisados por se enquadrarem na
                      temática da pesquisa. A hipótese deste estudo está centrada na premissa de que a complexidade
                      da temática socioambiental da Serra da Bodoquena é pouco explorada pelo jornal. As análises
                      identificam doze núcleos de problemas abordados pelo jornal. Entre as principais conclusões,
                      depreende-se que que as soluções propostas nos enquadramentos jornalísticos construídos pelo
                      Correio do Estado são de caráter pontual, apresentadas de forma episódica a partir do momento
                      em que os problemas vêm à tona. Contata-se também a ausência de enquadramentos
                      jornalísticos que apontem discussões complexas sobre as causas e as consequências a longo
                      prazo dos problemas identificados, como o desmatamento, a drenagem de nascentes e o
                      turvamento de rios.
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                      MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS JORNALISTAS DE CAMPO GRANDE-MS: Análise dos jornais on-line Midiamax e Campo Grande News
                      Curso Mestrado em Comunicação
                      Tipo Dissertação
                      Data 11/09/2024
                      Área COMUNICAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • Daniela Cristiane Ota
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Eduardo Rafael Fregatto
                        Banca
                        • Daniela Cristiane Ota
                        • Janaina Visibeli Barros
                        • Marcos Paulo da Silva
                        • Mario Luiz Fernandes
                        Resumo A proposta desta dissertação é mapear as condições de trabalho e a precarização do
                        jornalismo on-line de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No desenvolvimento do
                        arcabouço teórico, apresentamos um panorama sobre a crise do modelo de negócios do
                        jornalismo, das transições tecnológicas e da flexibilização das relações de trabalho,
                        elementos que vêm intensificando o processo de precarização, além de afetar a qualidade
                        das notícias e a saúde dos profissionais. Também abordamos a crise de credibilidade
                        enfrentada pelo jornalismo, as violências sofridas pelos profissionais da área e as
                        dificuldades sentidas nas redações durante a pandemia de Covid-19. Em seguida,
                        destacamos a perspectiva geográfica/territorial do trabalho, tendo em vista que o
                        jornalismo feito em Campo Grande-MS está distante da região concentrada de mídia do
                        país e apresenta diversas características atribuídas ao jornalismo regional. O objetivo é
                        mapear, por meio de um estudo de caso, quais são as principais expressões de
                        precarização do trabalho em portais de jornalismo on-line da capital sul-mato-grossense.
                        Na fase empírica, realizamos entrevistas em profundidade com dez jornalistas dos portais
                        Campo Grande News e Midiamax. Os resultados obtidos foram analisados a partir de
                        estratégias descritivas e, por vezes, comparativas. As análises mostram que, apesar de
                        terem carteira assinada e direitos trabalhistas assegurados, os profissionais campograndenses descrevem uma rotina cansativa, com relatos de assédio moral e impactos na
                        saúde. As características presentes no jornalismo regional influenciam nas expressões da
                        precarização. Alguns jornalistas mantêm otimismo quanto ao papel essencial do
                        jornalismo, embora a maioria considere mudar de carreira
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                        ETNOMÍDIA E INTERSECCIONALIDADES: práticas comunicativas das mulheres Guarani e Kaiowá no Instagram
                        Curso Mestrado em Comunicação
                        Tipo Dissertação
                        Data 09/08/2024
                        Área COMUNICAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • Katarini Giroldo Miguel
                        Coorientador(es)
                          Orientando(s)
                          • Mylena Garcete Rocha
                          Banca
                          • Daniela Cristiane Ota
                          • Katarini Giroldo Miguel
                          • Vilso Junior Chierentin Santi
                          Resumo A pesquisa analisou as práticas comunicativas das mulheres da Kuñangue Aty Guasu, a Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani, da região sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, investigou a relação dessas mulheres com a comunicação como forma de assumirem o protagonismo de suas narrativas, em contraposição ao silenciamento imposto pela mídia hegemônica (Monteiro, 2017; Urquiza, 2017; Silva, 2018). Em um contexto marcado pela violência, desigualdade de gênero e diversos outros marcadores de opressão, a pesquisa explorou a relação das mulheres Guarani e Kaiowá com a interseccionalidade e o uso de ferramentas das redes sociais, especificamente o Instagram, como uma etnomídia (Tupinambá, 2016; Santi; Araújo, 2019, 2021, 2022; Freitas, 2021; Nascimento, 2020). A partir da proposta da roleta interseccional de Fernanda Carrera (2021a, 2021b), realizou-se a análise de posts publicados de janeiro a junho de 2023 para compreender os impactos das opressões na prática de comunicação das mulheres indígenas da Assembleia, para entender como elas querem ser representadas e como negociam suas identidades. Com a roleta interseccional e a contribuição da Análise do Discurso (Maingueneau, 2008; Amossy, 2008), foi possível perceber como elas têm utilizado as ferramentas do Instagram para romper, confirmar ou até mesmo reinventar a imagem construída há séculos sobre o que é ser uma mulher indígena.
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                          K-pop, Cultura Fandom e Transmídia: um estudo de caso do grupo sul-coreano ATEEZ
                          Curso Mestrado em Comunicação
                          Tipo Dissertação
                          Data 08/08/2024
                          Área COMUNICAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • Marcia Gomes Marques
                          Coorientador(es)
                            Orientando(s)
                            • Giovana Gomes Flores
                            Banca
                            • Julio Carlos Bezerra
                            • Krystal Cortez Luz Urbano
                            • Marcia Gomes Marques
                            • Tais Marina Tellaroli Fenelon
                            • Thiago Soares
                            Resumo Parte da Onda Coreana – fenômeno de exportação da cultura sul-coreana –, o K-pop
                            conquistou seu espaço na cultura pop global. Entre os grupos que compõem a indústria musical da Coreia do Sul, a tendência em desenvolver narrativas transmídia surgiu com a terceira geração do gênero e perdura até os dias atuais. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma o desenvolvimento dessas narrativas interfere na experiência de consumo dos fandoms de K-pop, tomando como objeto de estudo o grupo ATEEZ, cujo enredo ficcional retrata a aventura de um grupo de 8 jovens que viajam entre dimensões e através do tempo. Entre os elementos analisados na pesquisa, constam: a construção do universo fictício do grupo, de qual forma a inserção de elementos narrativos influencia no interesse do público pelo conteúdo e como ocorre a interação dos fãs com o enredo durante os lançamentos do ATEEZ. Para isso, três métodos de pesquisa foram aplicados para a coleta de dados: um questionário online, um mapeamento realizado na rede social X e uma observação não participante feita em um servidor composto por fãs do grupo no Discord. A partir das informações coletadas, foi possível identificar a importância da narrativa no processo de consumo do público fandom, que engaja ativamente com o conteúdo por meio das redes sociais e em fóruns de discussão, atuando de forma colaborativa em busca de informações que possam contribuir com o entendimento da narrativa desenvolvida pelos artistas.
                            DO LUTO À LUTA, DAS RUAS ÀS REDES: SOBRE O QUE FALAM AS ATIVISTAS DO MOVIMENTO MÃES DE MAIO?
                            Curso Mestrado em Comunicação
                            Tipo Dissertação
                            Data 06/08/2024
                            Área COMUNICAÇÃO
                            Orientador(es)
                            • Katarini Giroldo Miguel
                            Coorientador(es)
                              Orientando(s)
                              • Evelise Couto Moraes
                              Banca
                              • Daniela Cristiane Ota
                              • Daniela Giovana Siqueira
                              • Katarini Giroldo Miguel
                              • Kelly Tatiane Martins Quirino
                              Resumo Esta dissertação investiga como o Movimento Mães de Maio utiliza as redes sociais digitais
                              para se mobilizar e quais temáticas, além do movimento e dos Crimes de Maio, são relevantes para as ativistas atualmente. O procedimento metodológico foi o da Análise de Conteúdo Categorial (Sampaio; Lycarião, 2021), aplicado em postagens da página do Facebook do Movimento entre abril, maio e junho de 2022, totalizando 146 conteúdos classificados em categorias temáticas. A pesquisa revelou que o tema mais destacado foi
                              a violência e seus desdobramentos, como violência policial, contra a juventude e crianças,
                              mulheres, pessoas negras, população LGBTIAP+ e indígenas. Considerando os conceitos de Certeau (1998), concluiu-se que o movimento utiliza as redes sociais de maneira tática, e não estratégica. Para alcançar esses resultados, foi necessário realizar uma Entrevista em
                              Profundidade com Débora Maria da Silva, fundadora do movimento, e revisitar conceitos
                              sobre movimentos sociais de Gohn (2014), Vizer (2007) e Castells (2013).
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                              Atuação da imprensa campo-grandense frente à desinformação: uma análise de conteúdo comparativo entre os jornais Correio do Estado e Campo Grande News
                              Curso Mestrado em Comunicação
                              Tipo Dissertação
                              Data 16/05/2024
                              Área COMUNICAÇÃO
                              Orientador(es)
                              • Tais Marina Tellaroli Fenelon
                              Coorientador(es)
                                Orientando(s)
                                • Camila Andrade Zanin
                                Banca
                                • Katarini Giroldo Miguel
                                • Marcos Paulo da Silva
                                • Tais Marina Tellaroli Fenelon
                                • Thiago Cury Luiz
                                Resumo Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma o jornalismo local se posiciona frente ao fenômeno da desinformação a partir da análise do conteúdo de itens jornalísticos publicadas nos jornais on-line Correio do Estado e Campo Grande News, situados no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foi utilizada a palavra-chave “desinformação” para coletar todos os textos jornalísticos publicados nos dois portais nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, sendo 89 publicadas no Correio do Estado e 183 no Campo Grande News, formando um corpus constituído por 272 textos jornalísticos analisados. O material gerou dados dos diferentes veículos que foram comparados entre si. Dentre os resultados encontrados, observou-se que o assunto é tratado de maneira distinta nos jornais analisados. O Correio do Estado tem um posicionamento frente à desinformação voltado principalmente à política nacional, mas pouco explora a temática da desinformação, com abordagem superficial, além de terceirizar o trabalho de checagem de fatos (parceria Projeto Comprova). Em contrapartida, o Campo Grande News apresenta um posicionamento incisivo frente ao fenômeno, visto que realiza apurações de acontecimentos locais envolvendo a questão, divulga iniciativas de enfrentamento locais, aborda diversas temáticas (saúde, política, educação, cultura, tecnologia) e publica textos de educação midiática. Foram encontrados em ambos formatos informativos e opinativos do jornalismo.
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                                Consumo de Mídias e Juventudes: Usos e repertórios midiáticos dos jovens sul-mato-grossenses
                                Curso Mestrado em Comunicação
                                Tipo Dissertação
                                Data 28/02/2024
                                Área COMUNICAÇÃO
                                Orientador(es)
                                • Marcia Gomes Marques
                                Coorientador(es)
                                  Orientando(s)
                                  • Júlia Verena Pereira da Silva
                                  Banca
                                  • Andriolli de Brites da Costa
                                  • Marcia Gomes Marques
                                  • Marcos Paulo da Silva
                                  • Paulo Faltay Filho
                                  • Tais Marina Tellaroli Fenelon
                                  Resumo Os modelos de produção, consumo e circulação de conteúdo dos meios de comunicação de massa passaram por diversas transformações, sobretudo nas últimas décadas. Além das mudanças socioculturais e econômicas, as alterações nos padrões de oferta e acesso a essas mídias nas sociedades contemporâneas também foram influenciadas pela digitalização da informação e pelo uso da internet como meio de comunicação. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objeto a análise do consumo midiático na juventude, a partir do estudo dos repertórios midiáticos de jovens sul-mato-grossenses de 16 a 24 anos de idade. A ênfase foi dada aos usos e à maneira como os indivíduos consomem e se apropriam dos diversos produtos e tecnologias de mídia, a partir da exposição seletiva aos meios. O objetivo geral foi verificar como as práticas e as preferências midiáticas dos jovens estão relacionadas às suas rotinas cotidianas e percepções de uso. Pressupõe-se que a audiência selecione e organize os produtos e os conteúdos de mídia de acordo com seus recursos e com aqueles dispostos em seu meio social, a partir de suas expectativas e práticas cotidianas. A metodologia adotada pela pesquisa foi a de métodos mistos, utilizada para reunir dados quantitativos e qualitativos em um único objeto de estudo. A etapa quantitativa (T1) foi realizada a partir da análise de 2.207 questionários aplicados em 2019, nas instituições de ensino de níveis médio e superior, da rede pública e privada de Campo Grande (MS). A etapa qualitativa (T2), por sua vez, foi realizada a partir de cinco entrevistas por grupos focais, realizadas em 2022, com 41 participantes dessa mesma faixa etária. Os resultados identificaram o smartphone/celular como o dispositivo central nas práticas comunicativas dos jovens participantes. A análise das percepções de uso também revelou a centralidade de expressões como adaptabilidade, flexibilidade e versatilidade nas escolhas midiáticas dos jovens. O entendimento dos participantes de que as mídias podem ser utilizadas de maneira adaptável e flexível para desempenhar múltiplos papéis em suas cotidianidades corrobora o pressuposto apresentado pela pesquisa. Conclui-se que a proposta dos repertórios midiáticos se revelou importante para a análise da relação entre consumo de mídias e juventudes, apresentando-se como ponto de partida para entender como as percepções e as motivações para os usos das mídias são expressas nos repertórios midiáticos das juventudes.
                                  Palavras-chave: Comunicação; Consumo de mídias; Repertórios midiáticos; Juventudes; Usos sociais das mídias.
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                                  Comunicação Pública e Científica para a cidadania: Análise de Conteúdo Categorial do Boletim de Informações IFMS Comunica
                                  Curso Mestrado em Comunicação
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 20/12/2023
                                  Área COMUNICAÇÃO
                                  Orientador(es)
                                  • Julio Carlos Bezerra
                                  Coorientador(es)
                                    Orientando(s)
                                    • Cáren Bozzano Nunes
                                    Banca
                                    • Daniela Cristiane Ota
                                    • Daniela Giovana Siqueira
                                    • Julio Carlos Bezerra
                                    • Tais Marina Tellaroli Fenelon
                                    • TIAGO MAINIERI DE OLIVEIRA
                                    Resumo O presente trabalho objetivou investigar a divulgação científica sob a perspectiva da comunicação pública e da cidadania, tendo como objeto empírico o IFMS Comunica, um boletim de informações do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esta série de 46 vídeos foi veiculada entre 2016 e 2021 no canal do IFMS no YouTube. Para embasar teoricamente esta dissertação, foram utilizadas contribuições sobre os conceitos de comunicação pública, divulgação científica, cidadania e mídias sociais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Análise de Conteúdo Categorial, uma técnica que permite a criação de inferências e produção de dados sobre determinado conteúdo. Além da análise dos vídeos, realizou-se uma entrevista semiestruturada com o jornalista responsável pela criação do boletim. Todos os 46 vídeos foram submetidos à pré-análise e exploração do material; posteriormente, foi realizado o tratamento dos resultados e interpretações, sendo que apenas 4 dos 46 vídeos tiveram seus conteúdos interpretados em última instância analítica. Os resultados das análises, por meio de inferências, levaram à conclusão de que o objeto de análise cumpriu seu papel de forma parcial. O IFMS Comunica introduziu inovações jornalísticas e audiovisuais, aproximou-se do público-alvo através de linguagem acessível, didatismo e referências do cotidiano, cultura e mídia. Ainda assim não conseguiu desenvolver ou aprofundar suficientemente a importância da ciência e do estímulo à pesquisa. Entretanto, apresentou um caminho necessário visando a disseminação do conhecimento científico. Por fim, destaca-se a necessidade de maior conscientização por parte das instituições sobre seu papel como fomentadoras da pesquisa e a importância da divulgação científica em seus canais institucionais. Isso é crucial para promover o engajamento de jovens estudantes na ciência.
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                                    A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM MATO GROSSO DO SUL: análise de enquadramento multimodal do jornal Correio do Estado
                                    Curso Mestrado em Comunicação
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 04/12/2023
                                    Área COMUNICAÇÃO
                                    Orientador(es)
                                    • Marcos Paulo da Silva
                                    Coorientador(es)
                                      Orientando(s)
                                      • Ana Karla Flores Gimenes
                                      Banca
                                      • Daniela Cristiane Ota
                                      • Katarini Giroldo Miguel
                                      • Marcos Paulo da Silva
                                      • TAMIRES FERREIRA COELHO
                                      Resumo Esta dissertação visa desenvolver uma análise das fontes jornalísticas, dos canais de informação, das estratégias retóricas e das características e enquadramento midiático aplicadas pelo jornal Correio do Estado na cobertura dos casos de violência contra mulheres em nível regional, em Mato Grosso do Sul, nos anos de 2020 e 2021, para compreender as dinâmicas de poder explícitas e implícitas na construção das notícias em relação às características socioculturais da região. Para o desenvolvimento optou-se pela utilização do modelo de análise de enquadramento multimodal, desenvolvido pelos autores Wozniak, Luck e Wessler (2014), com uma adaptação dos níveis propostos para análises que se fazem necessárias nas especificações desta pesquisa. Como um dos resultados, observa-se uma falta de pesquisas por declarações que não provenham de fontes oficialmente reconhecidas, principalmente devido à predominância do uso de fontes secundárias e oficiais, como as autoridades policiais encarregadas de investigar casos de violência. Fontes primárias, como sobreviventes e familiares das vítimas, são raramente citadas.
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                                      O Bruxo (Branco) do Cosme Velho: a representação de Machado de Assis no filme publicitário da Caixa Econômica Federal (2011)
                                      Curso Mestrado em Comunicação
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 03/11/2023
                                      Área COMUNICAÇÃO
                                      Orientador(es)
                                      • Helder Filipe Rocha Prior
                                      Coorientador(es)
                                        Orientando(s)
                                        • Augusto Mular Miceno
                                        Banca
                                        • Helder Filipe Rocha Prior
                                        • Julio Carlos Bezerra
                                        • Marcos Paulo da Silva
                                        • Pâmela Saunders Uchoa Craveiro
                                        Resumo O que o filme publicitário O Bruxo do Cosme Velho (Caixa, 2011) expressa acerca da questão racial brasileira? Esta dissertação aborda como tema a representação do escritor Machado de Assis nos media e tem por objetivo analisar a primeira versão do material audiovisual, veiculada a partir de 12 de setembro de 2011 na televisão e no cinema como peça da campanha 'Caixa 150 anos. Uma história escrita por todos os brasileiros', alusiva ao sesquicentenário da empresa pública. O enquadramento teórico comunicacional fundamenta-se no pensamento do intelectual Muniz Sodré. O percurso metodológico baseia-se em análise fílmica a partir de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété e nas premissas da publicidade audiovisual em Tatiana Aneas. O resultado da análise aponta para a compreensão da peça publicitária como caso de racismo por omissão, conceito formulado por Lélia Gonzalez. Este trabalho pode interessar a professores do curso superior de Publicidade e Propaganda, considerando suas novas Diretrizes Curriculares Nacionais e a possibilidade de se educar os graduandos para as relações étnico-raciais.
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                                        FEMINICÍDIO NA FRONTEIRA SUL-MATO-GROSSENSE: Estudo de Caso no jornal online Ponta Porã Informa
                                        Curso Mestrado em Comunicação
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 23/08/2023
                                        Área COMUNICAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • Daniela Cristiane Ota
                                        Coorientador(es)
                                          Orientando(s)
                                          • Rafaela Alvarenga Flôr
                                          Banca
                                          • Daniela Cristiane Ota
                                          • Katarini Giroldo Miguel
                                          • Marcos Paulo da Silva
                                          • Rosana Maria Ribeiro Borges
                                          Resumo O feminicídio é oriundo da construção sócio-histórica misógina e machista, que também é demonstrada em produtos da Comunicação. Valendo-se da metodologia do Estudo de Caso, este trabalho utiliza o jornal online Ponta Porã Informa, situado no município brasileiro de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul e fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai, para analisar de que maneira o feminicídio é abordado nas notícias e se de alguma forma está relacionado com o contexto sócio-cultural da fronteira. Nesta dissertação, utilizou-se pesquisa de campo para levantamento de dados, análise do material recolhido e entrevista com o jornalista e proprietário do jornal para compreender as dinâmicas de trabalho jornalístico na região. Dentre os resultados encontrados, observou-se textos noticiosos pequenos e com informações superficiais; ausência de cobertura jornalística dos casos de feminicídio; relação distanciada entre órgãos de segurança e imprensa; revitimização das mulheres; predominância da violência e ameaças contra jornalistas; relação de proximidade entre jornal, jornalista e público.
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                                          O PESSOAL É POLÍTICO: as estratégias político-comunicativas da mobilização #ExposedCG
                                          Curso Mestrado em Comunicação
                                          Tipo Dissertação
                                          Data 16/08/2023
                                          Área COMUNICAÇÃO
                                          Orientador(es)
                                          • Katarini Giroldo Miguel
                                          Coorientador(es)
                                            Orientando(s)
                                            • Ariadna Thalía Zortéa Braz
                                            Banca
                                            • Daniela Cristiane Ota
                                            • Katarini Giroldo Miguel
                                            • Rose Mara Pinheiro
                                            • TAMIRES FERREIRA COELHO
                                            Resumo Esta pesquisa investiga as estratégias político-comunicativas para incentivo à
                                            participação de mulheres relatoras de violência sexual em mobilizações voltadas para o
                                            compartilhamento de experiências na internet, bem como as potencialidades e as
                                            limitações dos sites de redes sociais como meios de empoderamento para os feminismos
                                            contemporâneos. A partir de uma base epistemológica feminista (SAFFIOTI, 2011;
                                            BIROLI, 2014; ARAÚJO, 2018; BOGADO, 2018; COSTA, 2018; AKOTIRENE, 2019;
                                            BANDEIRA, 2019; CARNEIRO, 2019; hooks, 2019; LUGONES, 2019; COLLINS,
                                            BILGE, 2021; GONZALEZ, 2022), o presente trabalho contribui para o mapeamento de
                                            aspectos presentes em manifestações no Twitter que favoreçam a adesão e que podem
                                            ser utilizados para a formulação de novas campanhas que visem o enfrentamento da
                                            violência contra a mulher, considerando os diferentes marcadores sociais que afetam a
                                            vivência dessas mobilizadoras. Para tanto, levantamos 1.705 tweets indexados à
                                            #ExposedCG nos dias 1º e 2 de junho, quando a hashtag alcançou o Trending Topics da
                                            plataforma. Posto isso, utilizando a interseccionalidade como práxis crítica, além de
                                            técnicas da Análise de Conteúdo (AC) complementadas com entrevistas
                                            semi-estruturadas em profundidade com duas mobilizadoras, verificamos a importância
                                            da construção de narrativas perante as opressões e violências que atravessam as
                                            experiências de diferentes mulheres e da construção da solidariedade política, de modo
                                            a politizar questões antes vinculadas à esfera privada, e elencamos nove sugestões que
                                            corroboram com o desenvolvimento de uma cultura ativista no que se refere a criação de
                                            mobilizações com a perspectiva feminista por meio dos sites de redes sociais.
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                                            NA PANDEMIA DE COVID-19 EM GUIA LOPES DA LAGUNA (MS): a produção de conteúdo nos quase-desertos de notícia
                                            Curso Mestrado em Comunicação
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 15/03/2023
                                            Área COMUNICAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • Daniela Cristiane Ota
                                            Coorientador(es)
                                              Orientando(s)
                                              • Danielle Errobidarte Matos
                                              Banca
                                              • Daniela Cristiane Ota
                                              • Jacqueline da Silva Deolindo Curvello
                                              • Marcos Paulo da Silva
                                              • Mario Luiz Fernandes
                                              Resumo Marcada no Brasil pela desigualdade no acesso a medidas de biossegurança e pela
                                              velocidade de contágio, a pandemia de Covid-19 afetou as cidades do interior de forma
                                              diferente que as capitais e os grandes centros. O papel da mídia local e regional foi de
                                              fundamental importância para a veiculação de informações sobre o coronavírus, desde os
                                              primeiros meses da pandemia, a partir de fevereiro de 2020. Em Mato Grosso do Sul, o
                                              pequeno município de Guia Lopes da Laguna tornou-se o epicentro da doença após a
                                              contaminação de um caminhoneito vindo do estado de São Paulo até o frigorífico da cidade,
                                              principal fonte econômica da região. A mídia local e a imprensa do interior tornaram-se uma
                                              saída para dar voz às demandas de comunidades e promoveram um senso de identidade
                                              geográfica para moradores locais, como cidades rurais e afastadas dos grandes centros,
                                              segundo Abernathy (2018), pioneira na conceituação de deserto de notícias. O objetivo deste
                                              trabalho foi analisar a cobertura jornalística produzida no jornal com maior circulação e mais
                                              antigo do município, o Jornal Estado do Pantanal, durante os meses de maio de 2020 e maio
                                              de 2021, a partir da aplicação do Protocolo de Análise de Cobertura Jornalística, proposto
                                              por Silva (2011). Para se definir o objeto foi necessário também mapear e caracterizar a
                                              mídia de Guia Lopes da Laguna através da realização de entrevista em profundidade,
                                              pessoalmente, com os responsáveis pelos outros dois veículos: Rádio FM Kadiwéus e
                                              Sudoeste MS NEWS. Ao final, constatou-se que, por mais que a rádio seja comunitária e o
                                              Jornal Estado do Pantanal possua ampla distribuição nos segmentos impresso e online, a
                                              influência de agentes de poder ainda estão presente nos veículos, principalmente Câmaras
                                              Municipais e Prefeituras, uma vez que financiam as empresas jornalísticas. Também
                                              constatou-se que, no caso do veículo do segmento rádio, os funcionários não são
                                              remunerados, além de que os três representantes dos veículos não possuem formação na área
                                              de comunicação. A aplicação do Protocolo também evidenciou que, de 202 matérias
                                              coletadas no período, apenas 11 tiveram produção própria, ainda influenciadas por vícios de
                                              fontes oficiais, como o secretário de saúde de Guia Lopes da Laguna e o prefeito, e pela
                                              simples reprodução de boletins epidemiológicos divulgados pelos órgãos de fiscalização e
                                              controle.
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                                              MEU CORPO, MEU POST, MINHA LUTA: Ciberativismo gordo e as possibilidades da comunicação contraperformativa feminista no Instagram Brasil
                                              Curso Mestrado em Comunicação
                                              Tipo Dissertação
                                              Data 23/02/2023
                                              Área COMUNICAÇÃO
                                              Orientador(es)
                                              • Katarini Giroldo Miguel
                                              Coorientador(es)
                                                Orientando(s)
                                                • Rúbia Sibele Nogueira Rodrigues
                                                Banca
                                                • Daniela Cristiane Ota
                                                • Katarini Giroldo Miguel
                                                • Rose Mara Pinheiro
                                                • Zaira de Andrade Lopes
                                                Resumo A ampla divulgação do pensamento feminista pela internet possibilitou a amplificação e
                                                matização do ciberativismo feminista, dentro do qual se desenvolve a potência do movimento
                                                ciberativista gordo na rede social Instagram. Considerando esse contexto, o presente trabalho
                                                objetivou investigar, a partir da metodologia da Análise de Conteúdo (AC) categorial, os
                                                movimentos ciberativistas Corpo Livre (@movimentocorpolivre) e Vai Ter Gorda
                                                (@vaitergorda), para analisar como se desenvolvem as expressões comunicativas utilizadas
                                                para visibilizar e mobilizar as temáticas da aceitação corporal e ativismo gordo. O período a ser
                                                estudado contempla 45 dias (15 de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2022). A metodologia
                                                da AC categorial foi escolhida por ser uma técnica quantitativa, mas também qualitativa que
                                                busca permitir a criação de inferências sobre determinado conteúdo. Para tanto, foram
                                                desenvolvidos três capítulos, um para apresentar a investigação do corpo como
                                                campo político, tendo em vista seu papel tanto nos processos de submissão feminina quanto
                                                nas lutas por emancipação. Em outro capítulo há a contextualização das redes sociais e a
                                                plataforma Instagram como palco dos ativismos em rede. Por fim, o último capítulo traz a
                                                análise do movimento Corpo Livre e Vai Ter Gorda, por intermédio de uma AC categorial estruturada
                                                que possibilitou compreender o potencial de cada um dos perfis estudados, assim como
                                                suas principais estratégias comunicacionais e até mesmo conquistas, como movimentos
                                                ciberativistas. Diante de tudo isso, conclui-se que o perfil Vai Ter Gorda, assim como o
                                                Movimento Corpo Livre, com suas ações ciberativistas no Instagram se caracterizam como
                                                representantes do movimento brasileiro ciberativista gordo, atuando em diversas frentes, na
                                                conscientização, denúncia, combate à gordofobia, educação e celebração da diversidade
                                                corporal. Neste movimento emancipatório feminino e feminista entendemos que nossos corpos
                                                são uma parte fundamental de nossa vivência como sujeitas, e dessa forma estes movimentos
                                                de insujeição e libertação precisam fazer parte de nossa luta como mulheres.
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