Especialização em Residência Médica em Pediatria

Atenção! O edital referente ao processo seletivo de todas as Residências estará disponível no site da PROPP (www.propp.ufms.br).

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
Síndrome de Lemierre em paciente pediátrico com otomastoidite por Streptococcus anginosus: Um relato de caso
Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
Tipo Artigo Científico
Data 24/12/2024
Área PEDIATRIA
Orientador(es)
  • Ana Lucia Lyrio de Oliveira
Coorientador(es)
    Orientando(s)
    • Natalia Comparin Anache
    Banca
      Resumo A Síndrome de Lemierre é uma doença rara caracterizada por complicações secundárias a infecção de orofaringe, dentre elas a tromboflebite séptica, sendo a veia jugular interna (VJI) o sítio mais comum de acometimento, podendo também complicar com formação de êmbolos sépticos em outros locais. Reportada pela primeira vez em 1936, teve um aumento de incidência nos últimos anos. O tratamento inclui antibioticoterapia, não havendo consenso na literatura quanto a anticoagulação ou abordagem cirúrgica, devendo estas serem avaliadas individualmente. O propósito deste relato é evidenciar a apresentação rara da síndrome em pacientes pediátricos, fornecendo uma descrição detalhada da evolução clínica, das complicações e do tratamento adotado. Além disso, visa contribuir para a vigilância de complicações em pacientes pediátricos inicialmente diagnosticados com patologias comuns. Neste trabalho é discutido o caso clínico de um paciente pediátrico, sexo masculino, 5 anos e 5 meses, diagnosticado inicialmente com otite média aguda, evoluindo para otomastoidite causada por Streptococcus anginosus. Durante a internação, evoluiu com artrite séptica em quadril esquerdo, derrame pleural, trombose de VJI e trombose de sigmóide, achados característicos da Síndrome de Lemierre.
      Neurotuberculose como complicação da tuberculose miliar em lactente vacinado: relato de caso
      Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
      Tipo Artigo Científico
      Data 17/12/2024
      Área PEDIATRIA
      Orientador(es)
      • Ana Lucia Lyrio de Oliveira
      Coorientador(es)
        Orientando(s)
        • Renan Galleno Pinto Rocha
        Banca
          Resumo A tuberculose (TB) é uma doença importância pública, representando uma causa de morte frequente em todas as faixas etárias. É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, atingindo o homem de forma pulmonar ou extrapulmonar, bem como por disseminação hematogênica atingindo múltiplos órgãos, recebendo o nome de Tuberculose Miliar, a qual recebe o nome pelo padrão radiológico, e em muitos casos é fatal se não diagnosticado e tratado adequadamente. O objetivo é relatar um caso de tuberculose miliar em lactente e com contactante positivo no serviço de pediatria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP). Trata-se de um relato de caso do tipo observacional, descritivo e reflexivo. Os dados foram obtidos através do prontuário médico eletrônico, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Paciente 7 meses encaminhada por achados radiográficos sugestivos de TB miliar. Durante internação mãe e paciente receberam diagnóstico confirmado de TB. No decorrer do tratamento paciente evoluiu com acometimento neurológico recebendo o diagnóstico de neurotuberculose, evoluindo com sequelas neurológica permanentes. Posteriormente foi capaz de receber alta médica para seguimento ambulatorial. Conclui-se que a TB é uma doença de importância pública, e sua prevalência na faixa pediátrica é diretamente proporcional as eficiências das ações sanitárias.
          Tiltulo teste
          Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
          Tipo Trabalho de Conclusão de Curso
          Data 06/12/2024
          Área PEDIATRIA
          Orientador(es)
          • Adriana Resende Milagres Saab
          Coorientador(es)
            Orientando(s)
            • ANA PAULA ROSA PINHEIRO MOURA
            Banca
              Resumo
              Trombocitopenia neonatal autoimune secundária a púrpura trombocitopenica idiopática materna: um relato de caso
              Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
              Tipo Artigo Científico
              Data 26/11/2024
              Área PEDIATRIA
              Orientador(es)
              • Tatiane de Menezes Valerio Nunes
              Coorientador(es)
                Orientando(s)
                • Luciano Leal Neves
                Banca
                  Resumo A trombocitopenia é definida pela contagem de plaquetas menor que 150.000/mm3, através do sangue coletado com EDTA, sendo que a sua ocorrência se situa em torno de 18% a 35% dos RN em UTI Neonatal, com 80% surgindo na primeira semana de vida, comumente em RN prematuros extremos, com peso
                  Diagnóstico tardio de tireoidite de Hashimoto e suas graves repercussões clínicas: Relato de caso
                  Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 30/10/2024
                  Área PEDIATRIA
                  Orientador(es)
                  • Sandra Regina Chahuan Tobji Hernandes
                  Coorientador(es)
                    Orientando(s)
                    • Maria Clara Collodetto Buraqui
                    Banca
                      Resumo A Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, caracterizada pela infiltração linfoplasmática e atrofia do parênquima tireoidiano, resultando na diminuição ou perda de atividade da glândula, realizado pela presença de anticorpos com antígenos tireoidianos. O diagnóstico é realizado por meio de manifestações clínicas comuns, elevação de TSH e a redução da atividade hormonal da glândula com positividade dos autoanticorpos. O tratamento consiste na reposição da tiroxina através de medicação. As manifestações clínicas tardias, como déficit do crescimento e derrames cavitários, são manifestações graves e raras observados em pacientes com diagnóstico tardio. O estudo tem por objetivo relatar o caso clínico de paciente pediátrico com diagnóstico tardio de Tireoidite de Hashimoto e suas repercussões clínicas graves em serviço de Endocrinologia Pediátrica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, por meio de prontuário médico eletrônico e exames complementares realizados pela paciente. Sua finalidade é evidenciar a importância do diagnóstico precoce da doença para melhor prognóstico e qualidade de vida dos pacientes.
                      Colestase neonatal: Uma abordagem desafiadora para pediatras diante dos principais diagnósticos diferenciais e tratamentos
                      Curso Especialização em Residência Médica em Pediatria
                      Tipo Artigo Científico
                      Data 17/05/2024
                      Área PEDIATRIA
                      Orientador(es)
                      • Leonardo Rodrigues Resende
                      Coorientador(es)
                        Orientando(s)
                        • Renata Dias Ferreira
                        Banca
                          Resumo Os sinais clínicos da colestase neonatal como icterícia, acolia, colúria são facilmente perceptíveis. Porém, cabe ao pediatra a rápida diferenciação da causa da hiperbilirrubinemia colestática devido ao quadro de urgência pediátrica cujo diagnostico tardio pode ser potencialmente grave e letal. Este estudo objetivou identificar as principais causas de icterícia colestática em recém-nascidos e lactentes e como o pediatra pode realizar uma abordagem diagnostica precoce e iniciar tratamento. Por se tratar de um artigo de revisão integrativa propõe auxiliar de forma prática a abordagem dos principais diagnósticos diferenciais da icterícia colestática e terapêuticas disponíveis. As bases bibliográficas pesquisadas: Cochrane, Embase, Medline e Pubmed. Os critérios de seleção foram artigos gratuitos na integra entre 2019 e 2024, em português, inglês ou espanhol, e presença de ao menos dois dos descritores. Assim, diante de um RN ictérico com mais de duas semanas de vida o pediatra deve solicitar dosagem de bilirrubinas, pois a colestase é sempre patológica com valores da forma direta superiores a 1,0mg/dl e as causas podem ser extra ou intrahepática com um quadro desafiador de diagnósticos diferenciais. Na extra-hepática temos a atresia biliar cuja abordagem cirúrgica precoce leva a prognostico mais favorável. Por isso na investigação da colestase neonatal o pediatra precisa partir das doenças mais comuns priorizando as com tratamento cirúrgico devido risco de mortalidade. Sendo indispensável à investigação a realização da anamnese do binômio mãe-lactente, exame físico detalhado, avaliação das características das fezes, exames laboratoriais e de imagens, se necessário, biopsia com histopatológico e encaminhamento para especialista.
                          Página 1 de 1 (6 de 6 registros).