Educação Ambiental
A degradação do ambiente verificada nas últimas décadas impulsionou o surgimento de um sentimento estético e moral de valorização da natureza, reacendendo as reflexões filosóficas, sociológicas e antropológicas sobre as condições humanas, especialmente as que se relacionam à natureza. Estas reflexões tornaram-se recorrentes entre os que buscam compreender a ética subjacente às relações presentes na sociedade e desta com a natureza. A questão ambiental passou a ter destaque internacional a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, que resultou na “Declaração sobre o ambiente humano”, em que as ações educativas foram consideradas fundamentais para a resolução das questões ambientais. Assim, entra em pauta a Educação Ambiental. Em 1977 foi realizada a primeira conferência intergovernamental dedicada à Educação Ambiental, definida como “...uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade” (MEC, 2001). Seguindo a tendência internacional, a temática ambiental foi inserida no ensino formal brasileiro, através da Constituição Federal de 1988 em seus Artigos 205 e 225, parágrafo VI. Está contemplada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), como um tema transversal no ensino básico. Em 2012 foi aprovado pelo CNE/CP a resolução 02/2012, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental. A história também tem demonstrado que ações educativas são incontestavelmente as únicas formas de se promover adequações de comportamento no sentido da compreensão da “interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade” (Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola, 2001). Este é o desafio do século XXI e apenas será vencido se as questões ambientais estiverem inseridas no cotidiano das pessoas. A melhor maneira para viabilizar esta inserção se dá através do processo educacional que pode possibilitar à sociedade assumir uma postura ética e responsável em relação ao ambiente humano e natural. Ao pensar nessas relações é preciso, portanto, considerar as dimensões ética, política, social, cultural, econômica e natural. A Educação Ambiental promove estas discussões no âmbito escolar e da pesquisa, contribuindo para a construção de uma Política Ambiental e de Educação Ambiental no ensino básico e superior, além de cumprir o que está expresso na legislação específica. Este é o motivo pelo qual a Educação Ambiental está inserida no programa de Mestrado em Ensino de Ciências, na forma de uma linha de pesquisa, e passa a compor esse projeto de Doutorado. -------- Áreas de Concentração Vinculadas: Educação Ambiental